Topo

Festival de Locarno na Suíça tem seção para promover filmes latino-americanos

O ator Lázaro Ramos em cena de "Heliópolis", do diretor Sérgio Machado, que estreia no Festival de Locarno - Divulgação
O ator Lázaro Ramos em cena de "Heliópolis", do diretor Sérgio Machado, que estreia no Festival de Locarno Imagem: Divulgação

De Genebra (Suíça)

04/08/2015 12h49

A 68ª edição do Festival de Cinema de Locarno começa nesta quarta-feira (5), na Piazza Grande da cidade homônima da Suíça, e durante dez dias apresentará 179 longas-metragens e 87 curtas-metragens produzidos em 50 países.

A seção "Match Me", uma plataforma informal de contatos entre agentes, distribuidores, críticos e diretores, se centrará no trabalho de produtores latino-americanos e na possibilidade de promover seu trabalho com a ajuda de produtores.

Estarão presentes 14 representantes de Brasil, Chile, Colômbia e México, entre os quais se destacam antigos agraciados no festival, como a brasileira Tatiana Leite, Oscar Ruiz Navoa, além de Gustavo Rosa de Moura e Juan Ignacio Sabatini.

De todos os filmes do festival, 19 obras foram selecionadas para disputar a competição principal, entre elas o belga "Não Home", de Chantal Akerman; "Cosmos", de Andrzej Zulawski, e "Right Now, Wrong Then", do sul-coreano Hong Sangsoo. Também será apresentado o filme coletivo "Heimatland", realizado por dez jovens diretores e diretoras suíços, que narra como a Suíça enfrentaria as conseqüências de uma catástrofe.

Paralelamente, haverá outras duas competições, 12 seções e 25 prêmios individuais.

Todos os anos o festival faz uma grande retrospectiva, e em 2015 ela será dedicada ao diretor americano Sam Peckinpah (1925-1984).

A atriz americana Meryl Streep era esperada para a pré-estreia mundial de seu último filme, "Ricki and the Flash - De Volta para Casa", mas ela cancelou sua participação. No entanto, estarão presentes Andy García, que receberá o Leopard Clube Award, e Edward Norton, agraciado com o Excellence Award Moêt & Chandon.

Mas como sempre, Locarno não estará focado nas estrelas de Hollywood. Seu olhar estará voltado para outros horizontes, como o brasileiro "Heliópolis", (2011), de Sérgio Machado e protagonizado por Lázaro Ramos; o indiano "Bombay Velvet" (2015), e a obra da produtora japonesa Office Kitano, que apresentará alguns de seus filmes, como "Hana-bi" (1997) e "Dolls", (2002), de Takeshi Kitano, e "Unknown Pleasures" (2002), de Jia Zhangke.

Uma novidade deste ano é a apresentação da Aliança para o Desenvolvimento (AFD), para ajudar a produzir projetos de Alemanha, França, Itália e Suíça, graças à cooperação entre os fundos de desenvolvimento cinematográfico desses países.

Entre os dias 8 e 10, os representantes da AFD estarão presentes no festival para conhecer projetos e fechar acordos. A Aliança já anunciou que está pronta para se abrir a profissionais e a projetos de outros países que considerarem interessantes.