Topo

"Star Wars" mostra sua 'Força' na estreia mundial do novo filme da saga

Antonio Martín Guirado

Los Angeles (EUA)

15/12/2015 06h15

A saga "Star Wars" mostrou nesta segunda-feira (14) toda a sua 'Força' em Hollywood durante a estreia mundial de "O Despertar da Força", com um grande tapete vermelho por onde desfilaram todas as suas estrelas, que desejavam compartilhar com o público as surpresas trazidas pelo sétimo filme da história idealizada por George Lucas.

"Nos anos 1970, ninguém tinha nem ideia do que ia acontecer quando começamos a rodar o primeiro filme", lembrou Harrison Ford em sua chegada ao evento, para o qual mais de 100 de meios de comunicação se credenciaram.

"Agora é preciso viver com as enormes expectativas que este filme desperta. É uma loucura, mas eu só trabalho aqui", disse com o mesmo sarcasmo habitual de seu personagem, Han Solo, o caubói espacial que retorna a uma galáxia "muito, muito distante", acompanhado novamente por Mark Hamill (Luke Skywalker) e Carrie Fisher (Leia).

Hamill escondeu o jogo e não quis esclarecer os motivos de seu personagem não aparecer em nenhum dos trailers, nem nos cartazes promocionais do filme, enquanto Carrie chegou orgulhosamente acompanhada por sua filha, Billie Lourd.

"Ela é minha princesa", afirmou a atriz.

O diretor do filme, J.J. Abrams, por sua vez admitiu que o ambiente ao redor da estreia era "surreal" e que "nunca" tinha experimentado um acontecimento similar.

"É uma loucura. Tenho que admitir que me sinto ligeiramente culpado. Passaram três anos desde que começamos a criar este filme, mas o tempo passou rápido demais. Quero compartilhá-lo com as pessoas", comentou o diretor.

Os principais novos rostos da franquia também não demoraram a aparecer.

A primeira foi a jovem britânica Daisy Ridley, depois chegaram seu compatriota John Boyega e o guatemalteco Oscar Isaac, que encarna o piloto Poe Dameron, líder da Resistência.

"Guardar os segredos foi como um presente. Você nunca deve revelar o presente para a pessoa de quem gosta, certo?", afirmou o ator latino-americano, que reconheceu não ter recebido nenhum conselho concreto por parte de Harrison Ford, um especialista em pilotar naves espaciais graças a sua habilidade no comando da Millenium Falcon.

Além disso, estiveram no evento atores como Gwendoline Christie, Adam Driver, Domhnall Gleeson, Andy Serkis, Lupita Nyong'o, Peter Mayhew --o homem por trás de Chewbacca-- e, inclusive, George Lucas, criador da saga.

"Nunca pensei que 'Star Wars' se transformaria em algo tão grande", confessou Lucas. "No final, é uma história sobre famílias, sobre o que uma geração deixa para trás e deve ser continuado pela seguinte", acrescentou o criador da saga.

Lucasfilm, a companhia fundada por George Lucas, foi adquirida pela Disney em 2012 por mais de US$ 4 bilhões.

Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm, destacou que "a resposta geracional em torno da saga é algo único no mundo", e lembrou que as "mensagens universais" lançadas por essas histórias, cheias de otimismo e esperança, não são muito frequentes no cinema atual.

À estreia, considerada a maior já realizada em Hollywood até o momento, também compareceu o executivo-chefe da Disney, Bob Iger, "entusiasmado de poder compartilhar o filme pela primeira vez".

As exibições desta noite são as primeiras com público organizadas pela Disney e espera-se que as reações dos presentes inundem as redes sociais assim que a música de John Williams soar junto aos títulos de crédito.

"É um filme que acende novamente o fogo da saga para futuras gerações. Tem muito humor, muita ação e muito drama, mas, sobretudo, tem muito coração", disse Iger.

Segurança

O evento obrigou o fechamento do trânsito na região e a presença de um dispositivo de segurança maior que o utilizado durante a premiação do Oscar, com aproximadamente 50 policiais e cachorros em busca de possíveis artefatos explosivos dentro da enorme tenda branca --de cerca de 300 metros de extensão-- montada especialmente para a ocasião.

Os soldados imperiais foram os primeiros a pisar no tapete vermelho, seguidos pelos robôs C-3PO, R2-D2 e BB-8, antes da chegada de dezenas de fãs vestidos como soldados da Resistência.

Nos arredores assistiam atônitos os fãs que estão acampados há dez dias em frente ao Teatro Chinês, local onde aconteceu a estreia mundial do filme original em 1977.

"Enfrentamos o frio conversando sobre a saga, recriando cenas e vivendo um grande momento. Hoje vão nos deixar falar com os atores no tapete", disse à Agência Efe um fã emocionado, que pediu para ser chamado de "Tibs".

Mais feliz ainda se mostrava Andrew Porters, um australiano que se deslocou até Hollywood para se casar na próxima quinta-feira com sua companheira, Caroline Ritter, horas antes de ver o novo filme da saga.

"Só saí do meu lugar para me limpar e escovar os dentes. Viemos com uma missão e estamos perto de concluí-la", finalizou o australiano, que espera assistir na sexta-feira o filme, dia da estreia para o público em geral.