Topo

Cidadão russo, Gérard Depardieu interpretará Stalin no cinema

22.mai.2015 - Gérard Depardieu no Festival de de Cannes - Reuters
22.mai.2015 - Gérard Depardieu no Festival de de Cannes Imagem: Reuters

Da EFE, em Moscou

29/12/2015 17h15

O ator francês Gérard Depardieu, cidadão russo desde 2013, interpretará o ditador soviético Josef Stalin em um filme que será dirigido pela atriz francesa Fanny Ardant.

Segundo informou nesta terça-feira (29) o estúdio russo Mosfilm, Depardieu será o protagonista da adaptação do romance escrito em 2013 pelo francês Daniel Baltassat, "O Divã de Stalin".

O filme estará ambientado nos anos 1950 --Stalin morreu em 1953-- e relatará a história de um artista que recebeu a incumbência de erigir um monumento em honra ao líder da União Soviética. A produção correrá a cargo da companhia franco-portuguesa Leopardo Films, enquanto o Mosfilm informou que se encarregará do vestiário.

"Prefiro ser russo"

Depardieu, que mostrou em várias ocasiões sua admiração pelo presidente russo, Vladimir Putin, também expressou grande interesse em rodar um filme sobre os pilotos franceses que combateram junto com os pilotos soviéticos na Segunda Guerra Mundial.

"Prefiro ser russo", respondeu o ator franco-russo quando foi questionado sobre os Estados Unidos, país que é acusado pelo ator de matar os índios, de introduzir a escravidão e de ser a primeira potência a usar a bomba atômica.

Putin concedeu a cidadania pelo trâmite de urgência em janeiro de 2013 e Depardieu virou cidadão de Saransk, capital da república da Mordóvia, além de ter participado de vários projetos televisivos e cinematográficos.

Embora unicamente visite a Rússia esporadicamente, o protagonista de filmes como "Cyrano de Bergerac" e "Asterix e Obelix" aproveita qualquer ocasião para expressar sua admiração pela cultura deste país.