Topo

Filme indiano sobre drogas é censurado e caso vai parar na Justiça

Cena do thriller indiano "Udta Punjab" sobre o obscuro mundo do tráfico no Estado de Punjab - Divulgação
Cena do thriller indiano "Udta Punjab" sobre o obscuro mundo do tráfico no Estado de Punjab Imagem: Divulgação

09/06/2016 11h44

O mundo do cinema está em pé de guerra na Índia, após a censura determinar o corte de 94 cenas de um filme sobre drogas. O longa-metragem  "Udta Punjab" aborda o obscuro mundo do tráfico no Estado de Punjab. Além do assunto, considerado esp, os censores querem cortar qualquer menção ao governo atual.

A Comissão Central de Certidão Cinematográfica (CBFC), o órgão censor do governo da Índia, é frequentemente manchete de jornal, seja por vetar o nome da cidade de Mumbai em uma música, por proibir os beijos de longa duração nos filmes de James Bond ou por vetar a exibição de "Cinquenta tons de cinza" nos cinemas.

Agora a CBFC é notícia por ter sido levada ao Tribunal Superior de Mumbai após a Phantom Films, produtora do cineasta Anurag Kashyap, pedir para que ela explique por que determinou 94 cortes do filme -- e também a retirada do nome do estado do título.

A empresa também exige que o comitê dê marcha à ré em sua decisão sobre a obra, dirigida por Abhishek Chaubey, e emita uma certidão para que deixe de ser restrita somente ao público adulto.

Kashyap foi à Justiça depois que na segunda-feira se tornou público que a CBFC tinha proibido a palavra "Punjab" e declarado que qualquer outra referência real ao governo ou aos políticos nos diálogos não poderia aparecer no filme.

"São 94 cortes. Todas as referências a Punjab têm que ser eliminadas do filme", disse à Agência Efe Ashoke Pandit, um dos cinco membros do órgão censor.

Ao ser perguntado sobre os motivos para a proibição, Pandit disse: "A resposta a isso só pode ser dada pelo presidente da Comissão".

De acordo com a oposição, por trás da censura está o fantasma das eleições que acontecerão em Punjab no ano que vem. O estado está nas mãos de uma coalizão dos partidos SAD e BJP, do primeiro-ministro Narendra Modi, que foi acusada pelos opositores Partido do Congresso e AAP de não encontrar soluções para o uso de drogas nesse estado.

O presidente da CBFC, Pahlaj Nihalani, garantiu em declarações a jornalistas locais que a decisão "não tem nada a ver com as eleições" e que o governo "nunca interfere na Comissão".

"Só se você assistir o filme completo vai poder entender por que o 'Punjab' foi excluído", comentou.

Com sua decisão, agora ninguém poderá fazer esse exercício, mas o debate e as acusações cruzadas passaram do mundo do cinema à arena política.

Na segunda-feira, o dono da produtora reagiu dizendo no Twitter que sempre se perguntou como seria viver na Coreia do Norte. "Agora não é preciso nem mesmo pegar um avião", escreveu.

O governo não deixou por menos: "Você acha que está na Coreia do Norte? Aqui podemos votar. Isto é uma democracia", replicou o vice-ministro de Comunicação indiano, Rajyavardhan Rathore.

Sem perder tempo, a oposição tem defendido que Punjab tem um "grande problema com as drogas" e que censurar o filme "não vai resolvê-lo".

Em meio a toda a briga, após comparecer à Justiça, Kashyap apareceu cercado de apoio vindo de cineastas, atores e diretores indianos, que também exigem o fim deste tipo de decisão na Índia.

"Isto não é sobre um filme, isto é sobre a liberdade de expressão em nosso país", enfatizou Kashyap, afirmando que "só o público tem o direito de rejeitar um filme".