Topo

Willem Dafoe recebe Globo de Cristal em Karlovy Vary por carreira no cinema

Willem Dafoe posa com o Globo de Cristal do festival de cinema de Karlovy Vary - Michael Cizek/AFP
Willem Dafoe posa com o Globo de Cristal do festival de cinema de Karlovy Vary Imagem: Michael Cizek/AFP

Karlovy Vary (RepúblicaTcheca)

01/07/2016 18h46

O ator americano Willem Dafoe recebeu nesta sexta-feira (1º) o prestigiado Globo de Cristal do festival de cinema de Karlovy Vary por sua contribuição artística à cinematografia mundial.

"Muito obrigado. Estou muito contente de estar aqui", disse Dafoe, emocionado, na cerimônia de gala que é realizada todos os anos na cidade de Karlovy Vary, no litoral da República Tcheca.

Após ver um vídeo em homenagem a sua carreira e receber a estatueta, o ator destacou que se sente "muito orgulhoso" que sua contribuição ao cinema seja "tão valorizada".

Em sua longa trajetória, Dafoe, de 61 anos, foi impulsor do cinema experimental com o "The Wooster Group" de Nova York e participou de mais de cem filmes, quase sempre interpretando personagens atormentados e em busca de desafios.

Mas o ator também atuou em obras mais comerciais, como um agente da CIA em "Perigo Real e Imediato" (1994), e como o vilão Duente Verde na trilogia "Homem-Aranha", com Tobey Maguire de protagonista.

No entanto, foi com papéis sérios, e sob as ordens grandes produtores, que Dafoe conseguiu duas indicações ao Oscar. Uma por "Platoon" (1986) e a outra por "A Sombra do Vampiro" (2000).

Recentemente, Dafoe contracenou com a atriz brasileira Maria Fernanda Cândido em "Meu Amigo Hindu", de Hector Barbenco.