Topo

"Bingo - O Rei das Manhãs" é pré-selecionado para Prêmios Goya

Cena de "Bingo, o Rei das Manhãs" - Luiz Maximiano/Warner
Cena de "Bingo, o Rei das Manhãs" Imagem: Luiz Maximiano/Warner

Madri (ESP)

17/10/2017 11h16

Ao todo, 16 longas latino-americanos, entre eles "Bingo - O Rei das Manhãs", foram pré-selecionados para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Ibero-americana na 32ª edição dos Prêmios Goya, da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.

A presidente da entidade, Yvonne Blake, e o diretor do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, Manuel H. Martín, anunciaram nesta terça-feira as produções envolvidas.

Além do trabalho do paulista Daniel Rezende, estão na disputa filmes como "Zama", da argentina Lucrecia Martel e que tem Matheus Nachtergaele no elenco; "Uma Mulher Fantástica", de Sebastián Lelio, que compete pelo Chile; o mexicano "Tempestade", de Tatiana Huezo; "São Jorge", do português Marco Martins; "Exercícios de Memória", da paraguaia Paz Encina, e "Otra historia del mundo", do uruguaio Guillermo Casanova

De acordo com Yvonne, a seleção, realizada pelas academias e comitês de cada país, é "uma prova da riqueza de diversidade do cinema ibero-americano".

"É um cinema que ganha prêmios e que aumentou em quantidade e em qualidade as suas produções", apontou ela, que destacou a importância do Festival de Huelva como "espaço fundamental para divulgar trabalhos de novos talentos".

O desafio de Huelva, que este ano celebra a sua edição número 43 em novembro, concedeu o Prêmio Cidade de Huelva ao ator argentino Darío Grandinetti, enquanto os Prêmios Luz foram para os atores Alfonso Sánchez e Alberto López.