Topo

Após carta contra "puritanismo", Deneuve pede perdão a vítimas de assédio

Catherine Deneuve lamenta má interpretação de carta - Getty Images
Catherine Deneuve lamenta má interpretação de carta Imagem: Getty Images

Em Paris

14/01/2018 20h44

A atriz francesa Catherine Deneuve lamentou neste domingo que a carta escrita por ela e outras artistas do país tenha sido mal-interpretada e pediu desculpas às vítimas de assédio sexual que se sentiram ofendidas com o texto.

"Evidentemente nada no texto pretende apresentar o assédio como algo bom. Se fosse assim, não teria o assinado", justificou a estrela de filmes como "A Bela da Tarde" (1967) em um artigo publicado neste domingo pelo jornal francês "Libération".

Deneuve lamentou que texto publicado no início desta semana pelo "Le Monde", - uma defesa ao flerte e ao "direito dos homens de importunar" contra o "puritanismo" das feministas - tenha sido mal-interpretado por mulheres que também o assinaram.

"Dizer em uma emissora televisão que é possível ter um orgasmo durante um estupro é pior que cuspir na cara de todas aquelas que sofreram esse crime", indicou a veterana atriz, em referência às declarações da apresentadora Brigitte Lahaie.

A atriz afirmou que apoiou o texto contra o "puritanismo" por discordar da simplicidade da discussão e do "efeito manada" provocado por movimentos como os surgidos em protesto contra os graves abusos cometidos pelo produtor americano Harvey Weinstein.

"Saudações com fraternidade a todas as vítimas de todos os repugnantes atos que possam ter se sentido ofendidas por esse texto no 'Le Monde'. É a elas, e unicamente a elas, a quem peço desculpas", concluiu a atriz.