Topo

Filme fala sobre desafios da mulher contemporânea, diz Ingrid Guimarães sobre ''De Pernas Pro Ar''

ALYSSON OLIVEIRA

Do Cineweb

28/12/2010 07h00

Ninguém melhor do que a atriz e comediante Ingrid Guimarães para saber que as pessoas querem mais é rir para esquecer dos problemas. Há dez anos em cartaz no teatro com o show “Cócegas” – ao lado de Heloísa Perissé –, a goiana sabe que pode ter um pote de ouro nas mãos com seu talento para o público gargalhar. “Comédia é muito vendável. A gargalhada vale ouro hoje em dia”, disse em entrevista ao UOL Cinema para o lançamento da comédia “De Pernas pro Ar”, que estrela ao lado de Maria Paula.

No filme, que estreia em todo país no dia 31 de dezembro, Ingrid é uma executiva cuja vida é guiada apenas pelo trabalho. Ela deixa de lado o marido e o filho, interpretados por Bruno Garcia e João Fernandes. Quando ela perde o emprego, numa fábrica de brinquedos, acaba formando sociedade com sua vizinha, vivida por Maria Paula, dona de uma sex shop.

  • Agnews

    Ingrid Guimarães, Bruno Garcia e Maria Paula na première do filme "De Pernas Pro Ar", no Rio (14/12/10)

“O filme fala exatamente da mulher contemporânea, que tenta conciliar a família, o trabalho e o prazer. Não é fácil, e, na verdade, não é possível. Às vezes, a gente tem de abrir mão algumas coisas. Como deixar de fazer as unhas para ficar mais com os filhos”, confessa a atriz, que tem uma filha de pouco mais de um ano. Mas isso não é desculpa, afinal, Ingrid não para. Além de divulgar o filme, ela estará num especial que irá ao ar na Globo no dia 28, “Batendo Ponto”, em que ela interpreta uma secretária e que deve virar um seriado no próximo ano.

Maria Paula, por sua vez, não é diferente. Mãe de dois filhos, de 6 e 2 anos, ela é capaz de fazer várias coisas enquanto dá uma entrevista por telefone, com muito bom humor. “Ser mãe é isso, fazer tudo ao mesmo tempo e dar conta de tudo. A mulher contemporânea tem que ser assim, embrulhar presentes de Natal e trabalhar ao mesmo tempo”, brinca a comediante, que gravou em dezembro o último programa do humorístico “Casseta & Planeta”, que sai do ar no próximo semestre e volta ainda em 2011.

A personagem de Maria Paula, ao contrário da interpretada pela amiga, é bem mais descolada quando o assunto é sexo. Dona de uma sex shop falida, ela é a responsável por apimentar a vida da outra personagem. Para participar do filme, a atriz confessa que visitou várias lojas do gênero e conversou com proprietárias. “Mas nada disso era novidade para mim. Eu já conhecia mas, dessa vez, minhas visitas foram por motivo de trabalho, para fazer pesquisa, e não por pura diversão”.

Ao contrário de sua personagem, Ingrid confessa conhecer um pouco dessas lojas e seus produtos – especialmente por ser fã declarada da série “Sex and the City”. “Qualquer pessoa que acompanha a série já viu um coelho com aquele que aparece no filme”, conta, referindo-se a um brinquedo de pelúcia dotado de um vibrador, que proporciona algumas noites de prazer à personagem.

Apesar de alguns temas pesados, por assim dizer, o diretor Roberto Santucci assegura que sempre procurou lidar com as cenas com muito bom gosto, pois queria fazer “um longa para a família toda”. “Procuramos o lado lúdico, cômico da questão da sexualidade. É um filme que os pais podem ir ver com os filhos e, espero, que provoque debates em casa. Pode ser um bom começo”.

TRAILER DO FILME "DE PERNAS PRO AR"

Apesar de roteirizado por dois homens – Marcelo Saback e Paulo Cursino – e dirigido por outro, “De pernas pro ar” explora a fundo o universo feminino. “Sou praticamente um homem feminino. Vou ao supermercado, ajudo a cuidar da casa, dos filhos, divido as tarefas com minha mulher”, diz o diretor. Mesmo assim, as atrizes contam que deram algumas sugestões para dar toques mais femininos. “Uma das cenas que sugeri aconteceu com uma amiga minha que teve um grande problema quando usou um vibrador dentro de uma banheira”, relembra Ingrid.

A química entre a dupla de atrizes-comediantes foi tão boa que aconteceu até fora dos bastidores. Quando rodavam o filme, no começo do ano, Ingrid tinha ganhado bebê há pouco tempo, e Maria Paula, mais experiente, ajudou-a em diversos momentos. “Foi muito bom poder participar desse momento na vida dela”, confidencia Maria Paula.

Para Ingrid, o grande desafio em “De pernas pro ar” foram as cenas em que precisava simular um orgasmo. “Eu tinha dificuldade para relaxar, para ficar à vontade cercada de pessoas e fingir que estava sentindo prazer... Foi preciso muita meditação para fazer a cena”. Já Maria Paula confessa que o seu maior desafio do filme foi bem menos complicado do que o da amiga: “Eu precisava fingir que estava dançando, numa boate fervendo de gente, mas a cena era gravada sem música. Não foi fácil me mostrar animada”.

Mas em uma coisa as duas concordam: humor não é fácil de fazer. “As pessoas acham que é muito simples. Mas não, é tudo muito matemático. Em muito difícil fazer alguém dar risada. Se você é bom nisso, acaba se tornando um cartão de visitas e te ajudando a conseguir outros trabalhos. A comédia pode ser libertadora”, afirma Ingrid, que pretende levar para o cinema não apenas o espetáculo “Cócegas”, como também sua personagem Leandra Borges, uma ‘top model’ que dá dicas de moda e beleza no Fantástico. “Penso em fazer algo no estilo ‘Borat’, combinando documentário e ficção”.