Topo

Críticos de cinema de Minas Gerais elegem "O Escritor Fantasma" o melhor filme de 2010

Ewan McGregor e Pierce Brosnan em cena de ""O Escritor Fantasma" - Divulgação
Ewan McGregor e Pierce Brosnan em cena de ''O Escritor Fantasma" Imagem: Divulgação

Da Redação

18/01/2011 17h54

Em votação realizada entre os principais representantes da crítica de cinema em Minas Gerais, “O Escritor Fantasma”, do cineasta polonês Roman Polanski, foi eleito o melhor filme lançado em 2010 no estado, na primeira edição do Prêmio José Tavares de Barros. A animação “Mary e Max, Uma Amizade Diferente”, do australiano Adam Elliot, recebeu menção honrosa dos votantes.

Esta é a primeira edição do Prêmio José Tavares de Barros. O nome da premiação é uma homenagem ao professor, cineasta e crítico de cinema José Tavares de Barros, que lecionou na Escola de Belas-Artes da UFMG, apresentou o programa Sala de Cinema, na TV Horizonte, foi um dos fundadores do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e trabalhou como montador ao lado de cineastas como Helvécio Ratton, José Américo Ribeiro e Paulo Augusto Gomes.

O prêmio é, também, o primeiro movimento para o relançamento da Associação dos Críticos de Cinema de Minas Gerais, que irá resgatar a sociedade de profissionais que existiu nos anos 80 no estado - processo este que está em fase de formalização.

Críticos dos principais veículos de comunicação mineiros participaram da votação do Melhor Filme de 2010, que considerou apenas os longas-metragens lançados no circuito comercial de Belo Horizonte entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2010.

Os votantes:

Carlos Quintão – jornal O Tempo / site A Galáxia

Daniel Oliveira – site Pílula Pop

Heitor Valadão – site A Galáxia

Marcello Castilho Avellar – jornal Estado de Minas

Marcelo Miranda – jornal O Tempo / site Filmes Polvo

Pablo Villaça – site Cinema em Cena

Paulo Henrique Silva – jornal Hoje em Dia

Renato Silveira – site Cinematório / Rádio Inconfidência

Thiago Macedo Corrêa – site Filmes Polvo