Topo

Em novo filme de diretor e roteirista de "Juno", Charlize Theron volta a se arriscar a ser feia

Charlize Theron em cena do filme "Jovens Adultos" - Divulgação
Charlize Theron em cena do filme "Jovens Adultos" Imagem: Divulgação

ANA MARIA BAHIANA

Especial para o UOL, de Los Angeles

01/12/2011 07h00

A dupla que causou sensação em 2007, colecionando quatro indicações para o Oscar (inclusive melhor filme) e convertendo uma delas (melhor roteiro para Diablo Cody), está de volta este ano, e com toda intenção de fazer barulho. Quatro anos atrás, Cody e o diretor Jason Reitman exploraram um outro lado da adolescência com "Juno". Este ano, com "Jovens Adultos", seu foco está nos adultos que, por um motivo ou outro, não conseguem ou não querem crescer.

Ao contrário de 2007, não há estrelas novatas, como Ellen Page. Quem carrega o filme é Charlize Theron, mais uma vez arriscando-se a ser feia e desagradável no papel de Mavis, uma autora de livros infantojuvenis em profunda crise existencial. Com sua série de livros de aventuras colegiais em vias de extinção, Mavis resolve voltar à cidadezinha do interior onde nasceu, em busca de um namorado dos tempos do ginásio (Patrick Wilson).

O fato de o rapaz estar casado e ter acabado de se tornar pai de sua primeira filha não parece ser um grande problema . Numa identificação cada vez maior com as personagens que cria em seus livros, Mavis está decidida a reconquistá-lo, acreditando piamente que ele também acha que os dois viveram um romance eterno e inesquecível… como os dos romances adolescentes.


Reitman trabalha o roteiro de Cody com a mesma sensibilidade que exibiu em "Juno" e  "Amor sem Escalas", enfatizando os pequenos detalhes que tornam a história psicologicamente profunda. É ao mesmo tempo triste e engraçado ver como, com a chegada de Mavis, toda a cidade parece reverter aos tempos do ginásio, com antigas rivalidades, paixonites e conflitos se reacendendo, e uma generalizada nostalgia pelos tempos em que uma boa bebedeira no mato atrás do campo esportivo da escola era o programa ideal para uma noite de sábado.

Além de Charlize, o outro desempenho notável é o de Patton Oswald como Matt, o colega semi-paralizado depois de uma surra que pode ou não ter sido por causa de suas preferências sexuais. Como Mavis, Matt prefere viver numa versão interminável de sua adolescência, fumando maconha, montando bonequinhos de super-herói em sua garagem e circulando pelo mundo adulto quase como um fantasma.

TRAILER DO FILME "JOVENS ADULTOS"


O filme tem mesmo potencial para prêmios em várias categorias – roteiro, direção, filme, atriz, coadjuvante. E a campanha, de certa forma, já começou, usando um recurso definitivamente de "jovens adultos", o Twitter. "Jovens Adultos" foi exibido em poucas e selecionadas sessões, e, ao contrário do que em geral acontece, os espectadores foram encorajados a tuitar sua reação. O resultado tem sido tuítes sucessivos, nas últimas duas semanas, dizendo o quanto o filme era genial e como merecia indicações.

Num desenvolvimento mais recente, Judd Apatow, amigo de Jason Reitman, tuitou que a Academia deveria criar uma categoria para melhor comédia, uma vez que “comédias raramente são lembradas”. Ele poderia estar falando de "Missão Madrinha de Casamento", que produziu… ou dando uma força a mais a "Jovens Adultos".

"Jovens Adultos" estreia nos Estados Unidos no dia 16 de dezembro e chega às telas brasileiras no início de fevereiro de 2012.