Topo

Promotoria de cidade francesa encerra caso contra Lars Von Trier por declarações antissemitas durante o Festival de Cannes

O cineasta Lars Von Trier concede entrevista em Mougins, após ser banido do Festival de Cannes (21/5/11) - Francois Mori/AP
O cineasta Lars Von Trier concede entrevista em Mougins, após ser banido do Festival de Cannes (21/5/11) Imagem: Francois Mori/AP

Da Redação

06/12/2011 16h35

A promotoria da cidade francesa de Grasse retirou nesta terça-feira (6) as acusações contra o cineasta dinamarquês Lars Von Trier.

O promotor público de Grasse, Jean-Michel Cailleau, disse ao site "The Hollywod Reporter" que "o caso foi oficialmente encerrado" e que as autoridades não vão mover uma ação contra Von Trier.

Von Trier foi acusado em agosto por difamação ao "justificar crimes de guerra", crime que pode ser punido com até cinco anos de prisão.

A acusação foi motivada pelas declarações dadas pelo cineasta durante o Festival de Cannes. Na ocasião, Von Trier disse a jornalistas " Eu queria muito ser judeu, mas descobri que na verdade sou um nazista. Minha família era alemã, Hartmann, o que também me deu um pouco de satisfação. Eu entendo Hitler, ele certamente fez algumas coisas errdas, mas posso imaginá-lo sentado em seu bunker no fim... agora, como posso sair dessa declaração? OK, eu sou um nazista".

Por conta da declaração, a organização de Cannes anunciou que o cineasta era persona non grata no evento.

O promotor de Grasse disse ao "The Hollywood Reporter" que Trier não teve intenção de justificar crimes de guerra. "Ele se expressou em uma língua que não é a sua e sob circunstâncias muito estressantes", disse Cailleau.

Cailleau afirmou que, no entanto, as palavras de Trier tinham sido chocantes. "Foi natural, pelas associações que [a declaração] envolvia, que a reação tenha sido aquela". O promotor disse que receberam desculpas sinceras do cineasta e não pretendem levar a questão adiante.