Topo

No Brasil, Spike Lee entrevista o rapper Criolo para documentário sobre o país

O rapper brasileiro Criolo posa para foto com o cineasta americano Spike Lee  - Reprodução/Facebook
O rapper brasileiro Criolo posa para foto com o cineasta americano Spike Lee Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo*

24/04/2012 16h59

O diretor americano Spike Lee está no Brasil para gravar o documentário "Go Brazil Go!", sobre a trajetória e ascensão econômica do país. Lee entrevistou nesta terça (24) o rapper Criolo, que publicou a imagem com o cineasta em sua página no Facebook.

"Em uma série de entrevistas que o Spike Lee está fazendo para um documentário sobre o Brasil, tive a honra de ser um dos entrevistados e conhecê-lo pessoalmente. Sem palavras, grande mestre", escreveu.

Lee também tem na agenda um encontro com Dilma Roussef, marcado para esta quarta-feira (25). Na ocasião, Dilma apresenta o documentário “Pela primeira vez”. O filme envolveu mais de 200 pessoas e é o primeiro documentário em 3D gravado no Brasil. A direção foi do fotógrafo Ricardo Stuckert. 

De acordo com o site IndieWire, artistas como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Chico Buarque e o ex-jogador de futebol Pelé também estão na lista de entrevistados para o documentário.  O ex-presidente Lula também conversará com Lee, mas por estar se recuperando de um tumor na laringe, ainda não pode dar entrevistas. A informação foi confirmada pelo assessor. 

A ideia de Lee era ter vindo ao país durante o carnaval, mas acabou adiando a viagem depois de ser informado que durante essa época do ano dificilmente ele conseguiria firmar seus encontros e entrevistas.

Apesar da surpresa do projeto, esta não será a primeira vez que Spike Lee realizará filmagens em território brasileiro, já que o diretor foi responsável pelo clipe "They Don't Care About Us", do falecido Michael Jackson, no Morro Dona Marta, no bairro de Botafogo.

Neste clipe, o cineasta, candidato ao Oscar de melhor diretor por "Faça a Coisa Certa" (1989) e pelo documentário "4 Little Girls" (1997), também fez tomadas com o Olodum no Pelourinho, em Salvador.  

*Com informações da EFE.