Topo

"É lindo um filme ter erros", diz diretor de 24 anos que compete em Gramado

A atriz Clarice Falcão, o diretor Matheus Souza (de camisa branca)  e o ator Rodrigo Pandolfo (à dir) participam da coletiva de imprensa do filme "Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida" - Graça Paes/Foto Rio News
A atriz Clarice Falcão, o diretor Matheus Souza (de camisa branca) e o ator Rodrigo Pandolfo (à dir) participam da coletiva de imprensa do filme "Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida" Imagem: Graça Paes/Foto Rio News

Mariane Zendron

Do UOL, em Gramado (RS)

11/08/2012 17h48

O jovem cineasta Matheus Souza, que fez um filme de baixíssimo orçamento e de nome longo, "Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida", falou aos jornalistas que tem orgulho de cada erro da produção que compete no Festival de Gramado. "Todo erro engrandece o filme. Tenho muito orgulho de cada probleminha que deu e me divirto. É lindo um filme ter erros”, disse ele, que já havia contado em entrevista ao UOL que deixou de pagar as contas por três meses para poder custear a produção, que ficou em cerca de R$ 20 mil. 

Souza, de apenas 24 anos, afirma que é do tipo que está preparado para todo tipo de frustração e por isso suas produções dão certo. Ele também comentou o problema de vazamento de som que atrapalhou a exibição do seu filme nesta sexta-feira. “Ontem eu sabia que as coisas dariam errado e deram. Ainda não me recuperei, mas faz parte”, disse ele. Uma banda tocava ao lado do Palácio dos Festivais na hora da exibição do filme e as músicas podiam ser ouvidas dentro da sala de cinema nas cenas mais dramáticas. “Pelo menos eu tive Pink Floyd no meu filme sem ter que pagar por isso”, brincou. 

O filme conta a história de Clara (Clarice Falcão), jovem estudante de medicina que começa a matar aulas por não saber se é essa a profissão que realmente quer seguir. Com a ajuda de um jovem (Rodrigo Pandolfo), Clara começa uma aventura de experimentação por diversas atividades. Assim como a primeira produção de Matheus Souza, "Apenas o Fim", o novo longa se concentra nos diálogos criativos que retratam o mundo jovem.

Matheus disse que vive um momento parecido com o da personagem porque não sabe qual serão os temas abordados em seus próximos filmes. “Tenho mais de dez roteiros escritos porque é isso que gosto de fazer, mas ainda não sei que cara sou”, contou.

Na mostra competitiva de longas nacionais, será exibido neste sábado (11), o longa "Super Nada", de Rubem Rewald, que conta a história de Guto, que sonha em ser um grande ator. Sua vida se cruza com a de Zeca, comediante veterano da TV, e seu destino por mudar. Neste sábado, também será exibido o longa uruguaio "Artigas, la Redota", de Cesar Charlone, que participa da competição de longas estrangeiros.