Topo

Em "Corações Sujos", Du Moscovis diz que se comunicou pela interpretação com japoneses

Du Moscovis em cena de "Corações Sujos", de Vicente Amorim - Divulgação
Du Moscovis em cena de "Corações Sujos", de Vicente Amorim Imagem: Divulgação

Ana Okada

Do UOL, em São Paulo

14/08/2012 19h20

Um dos poucos brasileiros no elenco de "Corações Sujos", novo filme de Vicente Amorim sobre a organização japonesa Shindo Renmei, o ator Du Moscovis conta que se comunicava com os japoneses pela "linguagem universal da interpretação". "Nossa relação era através de tradutores, mas existe uma linguagem que é universal, que é a da interpretação, e isso é um estímulo por si só. O que poderia ser uma barreira, que é a língua, é totalmente ultrapassada pela leveza, pelo frescor da possibilidade do entendimento da busca do outro", explica.

TRAILER DE "CORAÇÕES SUJOS"

No filme, que estreia nesta sexta-feira (17) nos cinemas, Moscovis vive um delegado brasileiro, que tem que lidar com um grupo de imigrantes japoneses que não aceitam que o Japão perdeu a 2ª Guerra Mundial. "Ele reflete o cara que tenta entender, é quase como o que o espectador passa, o que a gente, lendo o livro [passa], pensando 'Por que isso aconteceu, por que chegaram a esse ponto?'."

O fato de a participação ser pequena não foi um empecilho para o ator. "Já vinha namorando [trabalhar com Vicente] e, exatamente por ser uma participação pequena, ela me possibilitava fazer. Se fosse maior, não daria para conciliar. Apesar de aparecer pouco, ele tem um apelo bastante forte, porque é o único [brasileiro] junto do personagem do André [Frateschi]."

Por não ter convivido tanto com os atores estrangeiros, Du conta que não aprendeu nada do idioma japonês. Já eles, no entanto, se interessaram em saber como eram as novelas brasileiros. "Lógico, perguntaram como que era trabalhar em novela, mas foi tudo muito rápido. Eu ia um dia ou dois para Paulínia, não tinha que ficar o tempo todo lá, então meu convívio com eles era no set. Nosso trabalho tinha que ser muito efetivo."

Moscovis começa a gravar o seriado "Louco por Elas", da Globo, em setembro, e faz participações no "Saia Justa", do GNT.