Topo

Walter Carvalho lança DVD com depoimentos exclusivos sobre Raul Seixas

Capa do DVD de "Raul - O Início, o Fim e o Meio" - Divulgação/Paramount
Capa do DVD de "Raul - O Início, o Fim e o Meio" Imagem: Divulgação/Paramount

Letícia Mendes

Do UOL, em São Paulo

19/08/2012 07h00

Com mais de 80 filmes como diretor de fotografia, Walter Carvalho é o autor responsável por levar mais de 170 mil pessoas ao cinema para ver "Raul - O Início, o Fim e o Meio". Cinco meses após o lançamento, o documentário chega às lojas do País no dia 21 de agosto, quando são completos 23 anos da morte de Raul Seixas (1945-1989).

Apesar de ser fã de Raul desde a adolescência, Carvalho foi apresentado ao projeto do filme pela Paramount em 2008, quando estava montando o filme “Budapeste”. “A minha geração tinha a tendência de se identificar mais com Chico Buarque e Caetano Veloso, por causa dos festivais de música dos anos 60 e 70. O Raul surge mesmo em 1972 com o rock. Ele fez uma síntese de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro com Elvis Presley. Essa genialidade dele me atraiu”.

Walter Carvalho contou ao UOL que ficou ainda mais ligado a Raul depois de dirigir o documentário. “Cheguei a Salvador para divulgar o filme e tive a sensação de que ele estava lá comigo”, revela. Histórias tiradas da memória, como essa, são o fio condutor do filme e também garantiram ao cineasta uma tarefa complexa: mais de 450 horas de filmagem para editar em 130 minutos.

Trechos inéditos deste material ganharam espaço nos extras do DVD de "Raul - O Início, o Fim e o Meio". “Eu tive que fazer um trabalho de garimpo. Quis tirar do filme o que já era conhecido do público, o que já existia na internet, e selecionar material de 94 entrevistas que fiz para encontrar o meu Raul, o que eu queria revelar”, conta.

Entre os extras, há depoimentos de amigos do músico, como Tom Zé, Jerry Adriani, André Midani, Roberto Menescal, Marco Mazzola e Paulo Coelho. Este, por exemplo, conta onde estava e como soube da morte de Raul.

Para o cineasta, uma das histórias mais emocionantes, que está presente no filme, é a de Olival, amigo de infância de Raul que, junto com o “maluco beleza”, dançava e cantava como Elvis Presley. “Ele me comoveu pela simplicidade. São imagens raras, reveladoras e, ao mesmo tempo, de uma pessoa desconhecida do público. Ele traz uma verdade emotiva”, afirma Carvalho.

Além do DVD (R$ 29,90), a Paramount preparou uma edição especial para colecionadores (R$ 79,90), que traz um CD duplo - com a trilha sonora do filme -; DVD duplo de cenas extras; um livro com crônicas e fotos; o manuscrito da canção Gita e uma réplica da carteirinha do fã-clube Elvis Rock Club, na qual Raul Seixas aparece com 16 anos.

Novo projeto em finalização

Walter Carvalho pretende voltar aos cinemas no primeiro semestre de 2013, homenageando outra grande figura da música popular brasileira.

Com o título de “Brincante”, seu próximo filme abordará o universo de Antonio Nóbrega, ator, dançarino e músico recifense, nascido em 1952. O nome do filme se refere ao termo que designa, no Nordeste, os artistas populares que se dedicam às tradicionais festas populares, onde podem cantar, dançar e tocar diversos instrumentos.

Assista ao trailer do filme "Raul - O Início, o Fim e o Meio"