Topo

"Silver Linings Playbook" ganha prêmio do público em Toronto

"Silver Linings Playbook", de David O. Russell - Divulgação
"Silver Linings Playbook", de David O. Russell Imagem: Divulgação

Mariane Morisawa

Especial para o UOL, em Toronto

16/09/2012 15h09

A comédia “Silver Linings Playbook”, dirigida por David O. Russell, foi anunciada como a favorita do público no Festival de Toronto, na manhã deste domingo (16). O prêmio Blackberry Escolha do Público é o mais importante do evento e costuma ser bom indicativo das chances no Oscar – em anos anteriores, “O Discurso do Rei” e “Quem Quer Ser um Milionário?” saíram ganhadores do troféu em Toronto para depois conquistar a estatueta de melhor filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O vice-campeão foi “Argo”, de Ben Affleck, outro que deu sua largada para o Oscar em Toronto, com “Zaitoun”, de Eran Riklis, em terceiro.

Entre as produções da seção Midnight Madness, o ganhador do prêmio do público foi “Seven Psychopaths”, de Martin McDonagh, que teve exibições totalmente lotadas. “The Bay”, de Barry Levinson, ficou com o segundo posto, com “John Dies at the End”, de Don Coscarelli, na terceira posição.

“Artifact”, de Bartholomew Cubbins, foi o preferido da audiência na categoria documentário. O filme fala da batalha da banda 30 Seconds to Mars, de Jared Leto, contra sua gravadora. “Storm Surfers 3D”, de Christopher Nelius e Justin McMillan, foi o segundo, e “Revolution”, de Rob Stewart, o terceiro.

“Dans la Maison”, de François Ozon, levou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), na categoria “Special Presentations”, em que concorria com longas como “Anna Karenina”, de Joe Wright, e “Mr. Pip”, de Andrew Adamson. Entre as produções da seção Discovery, os jornalistas preferiram “Call Girl”, de Mikael Marcimain.

O melhor longa canadense foi “Laurence Anyways”, de Xavier Dolan, e o prêmio de melhor estreante do Canadá foi dividido entre “Blackbird”, de Jason Buxton, e “Antiviral”, de Brandon Cronenberg. “Keep a Modest Head”, de Deco Dawson, foi eleito melhor curta do país dentro da programação do Festival de Toronto.