Topo

"Feliz especialmente por Paulo José", diz Selton Mello, sobre indicação de "O Palhaço"

Selton Mello recebe o prêmio de melhor filme por "O Palhaço" no 7º Prêmio Contigo! de Cinema - AgNews
Selton Mello recebe o prêmio de melhor filme por "O Palhaço" no 7º Prêmio Contigo! de Cinema Imagem: AgNews

Rodrigo Monteiro

Do UOL, no Rio

20/09/2012 13h52Atualizada em 20/09/2012 17h23

O ator Selton Mello, que dirige e atua em "O Palhaço", filme indicado para representar o Brasil em uma vaga no Oscar 2013, está feliz "especialmente por Paulo José". No longa-metragem, Paulo interpreta o pai do palhaço Benjamim, vivido por Selton, e os dois formam a dupla Pangaré & Puro Sangue.

"Paulo merece demais por tudo o que representa para o cinema brasileiro", declarou o ator, por e-mail, ao UOL, logo depois que soube da indicação. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20) pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, no Rio, após mais de duas horas de deliberações.

Para Selton, é “uma alegria imensa representar o Brasil com um filme impregnado de poesia".

"O Palhaço" disputava a vaga com outros 15 filmes brasileiros,  entre eles “Xingu”, de Cao Hamburguer, “Billi Pig”, de José Eduardo Belmonte, “Heleno”, de José Henrique Fonseca e “Paraísos Artificiais” - Marcos Prado.

"Foi uma escolha muito difícil. O filme 'O Palhaço' consegue aliar tanto questões de um filme autoral, como de filmes para grande público, o que é uma novidade para o cinema brasileiro', disse Flavio Tambellini, membro da Academia Brasileira de Cinema. "O longa tem bom roteiro, boa direção, bons personagens e um sucesso de público. Une a parte do cinema com a parte dos negócios", comparou Carlos Eduardo Rodrigues, ponderando que é "difícil dizer o que os americanos vão querer ver daqui a seis meses". Para Ana Paula Dourado Santana, secretária do Audiovisual, a indicação já é um prêmio: "é um aval de que o filme pode dar mais passos e ir ainda mais longe". "Emociona como obra, mas também como questões inegáveis como as atuações de Selton e Paulo José", disse Ana Paula.

A nova ministra da Cultura, Marta Suplicy, parabenizou o ator no Twitter pela indicação. "Parabéns Selton Mello pela escolha de 'O Palhaço' para representar o Brasil no Oscar 2013", declarou.

A produtora Vania Catani, da Bananeira Filmes, contou que até o último minuto outro resultado era esperado. "A gente concorria com grandes trabalhos. É um reconhecimento. Estamos muito felizes com a escolha da comissão, que agiu afinada com o público. O bom é que agora a questão não é só nossa, mas do Brasil. Vamos começar agora a produzir esse novo momento, conversando com quem já trilhou esse caminho e com nossos contatos lá. Em julho, houve duas sessões do filme no MOMA e foi impressionante como o público lá o recebeu bem", contou.

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e recebeu 13 indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro que acontece no dia 15 de outubro.

Entre os internautas do UOL, "O Palhaço" também era o favorito para ser o representante brasileiro ao Oscar. Dentre os mais de 3 mil votos obtidos na enquete de UOL Cinema, 34% deles foram para o longa dirigido por Selton Mello.