Topo

Filha de roteirista de "Touro Indomável" quer processo da MGM de volta ao tribunal

O diretor Martin Scorsese e o ator Robert de Niro durante filmagens de "Touro Indomável" (1980) - Divulgação
O diretor Martin Scorsese e o ator Robert de Niro durante filmagens de "Touro Indomável" (1980) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 10h28

A luta sobre os direitos autorais de "Touro Indomável" está de volta, segundo o site Deadline. A filha do roteirista Frank Petrella pediu à Justiça nesta quarta-feira (3) para retornar com o processo da MGM contra o ex-pugilista Jake LaMotta e os produtores de "Touro Indomável 2", por quebra de contrato e outras quatro acusações.

A filha de Petrella diz que o Tribunal de Apelações do 9º Circuito rejeitou o caso porque ela esperou muito tempo para iniciar o processo com base em casos de direitos autorais recentes.

"A decisão do painel, neste caso, estabeleceu o 9º Circuito como o único que é totalmente favorável a defesa da negligência culposa, onde a lei de direitos autorais de limitações opera", diz Petrella sobre uma nova audiência.

Em julho deste ano, a MGM exigiu a paralização das filmagens de “Touro Indomável 2”. O estúdio alegou que Jake LaMotta não tinha o direito de permitir a produção do filme, sem primeiro oferecê-lo a MGM. Isso porque em 1976, LaMotta assinou um acordo que estabelecia a preferência da MGM para qualquer sequência envolvendo as memórias do pugilista.

Na acusação, a MGM também diz que "Touro Indomável 2" não tem qualquer associação com o primeiro longa-metragem, que foi dirigido por Martin Scorsese.

No início de agosto, o estúdio chegou a um acordo com LaMotta e os produtores. Segundo a “Variety”, o processo foi encerrado porque os realizadores aceitaram mudar o nome do filme - que agora se chamará The Bronx Bull. Assim, as filmagens que acontecem em Los Angeles, não foram interrompidas.

O livro, no qual o filme foi baseado, foi escrito pelo próprio LaMotta, em parceria com Chris Anderson e Sharon McGehee, e fala sobre a vida do pugilista antes e depois do que foi retratado no filme de Scorsese.

Em "Touro Indomável" (1980), Robert DeNiro interpretou o papel principal, e venceu o Oscar por ele. No novo filme, William Forsythe (“Boardwalk Empire”) é LaMotta, e a direção é do argentino Martin Guigui (“Além da Escuridão”).