Topo

Ator francês Gaspard Ulliel viverá Yves Saint Laurent em cinebiografia

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 10h25

O ator e modelo francês Gaspard Ulliel foi escolhido para interpretar Yves Saint Laurent em um filme sobre a vida do estilista, segundo o jornal "Women's Wear Daily".

Dirigido por Bertrand Bonello (“House of Tolerance”), a cinebiografia ganhou o título de “Saint Laurent” e começará a ser filmada no início de 2013.

O roteirista francês Thomas Bidegain, que trabalhou nos filmes “Rust and Bone” e “O Profeta” com o diretor Jacques Audiard, também está envolvido na cinebiografia.

  • O estilista Yves Saint Laurent, morto em 2008

História

Yves Saint Laurent, um dos grandes estilistas franceses do século XX, morreu em junho de 2008 em Paris, aos 71 anos.

Nascido em 1º de agosto de 1936 em Oran, Argélia, Yves-Mathieu Saint Laurent conheceu a glória desde jovem e se tornou conhecido como o estilista que proporcionou uma nova liberdade às mulheres através de suas criações, especialmente as versões femininas para peças típicas do guarda-roupa masculino, como o terno e o famoso "Le Smoking", apresentado pela primeira vez em 1966.

Saint Laurent chegou a Paris aos 17 anos e logo se tornou colaborador de outro peso pesado da alta-costura, Christian Dior (1954). Virou seu sucessor após a morte do mestre em 1957. Seu primeiro desfile aconteceu em 1958. Em 1961 criou sua própria maison em sociedade com Pierre Bergé.

Em 2002, se despediu das passarelas apresentando no Centro Georges Pompidou um desfile retrospectivo de seus 40 anos de criação.