Topo

Público russo escolhe "O Palhaço" como o melhor filme brasileiro em Mostra de Moscou

Cena do filme "O Palhaço" - Divulgação
Cena do filme "O Palhaço" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 17h21

Na corrida pela pré-indicação ao Oscar, o longa “O Palhaço” foi escolhido como o melhor filme da Mostra de Cinema Brasileiro em Moscou. O resultado da avaliação, feita pelo público, saiu nesta sexta (30). “Eu gostei de tudo no filme, a música, a luz, o enredo”, disse um dos espectadores.

Realizado há cinco anos na Rússia, a Mostra apresentou doze filmes nacionais, entre eles os dramas “Capitães de Areia” e “Amor?”, além de “180º”, “Corações Sujos”, “Corpos Celestes”, “De Pernas pro Ar”, “Dois Coelhos”, “Estamos Juntos”, “Heleno”, “Meu País” e “VIPs”.  

Nesta semana, "O Palhaço" também foi premiado em três categorias do Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva: Melhor Fotografia, Prêmio de Público, e Melhor Longa Metragem. Claudia Amaral Peixoto ganhou menção especial pela direção de arte do filme.  

Premiado no Festival de Paulínia – com os troféus de melhor diretor, roteiro, figurino e ator coadjuvante (Moacyr Franco) - o filme que conta a história de dois palhaços, pai (Paulo José) e filho (Selton) também representou o Brasil no Festival de Chicago e venceu 12 das 13 categorias às quais foi indicado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

O longa também foi escolhido como Melhor Longa de Ficção do Festival Brapeq na China tanto pelo júri da premiação como pelo voto popular. Já o ator e diretor Selton Mello também venceu nas categorias Melhor Ator e Melhor Direção. O filme faturou outras sete categorias: Melhor Trilha Original, Figurino, Maquiagem, Direção de Arte, Direção de Fotografia e Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, destinado ao ator Paulo José.