Topo

"O Hobbit" chega aos cinemas com tecnologia inovadora; entenda como funciona

2012 - O cineasta Peter Jackson (direita) dirige o ator Martin Freeman, que interpreta Bilbo Bolseiro, em uma cena de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", o primeiro filme da trilogia que se passa em período anterior a "O Senhor dos Anéis" - Todd Eyre/Warner Bros.
2012 - O cineasta Peter Jackson (direita) dirige o ator Martin Freeman, que interpreta Bilbo Bolseiro, em uma cena de "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", o primeiro filme da trilogia que se passa em período anterior a "O Senhor dos Anéis" Imagem: Todd Eyre/Warner Bros.

Do UOL, em São Paulo

14/12/2012 05h00

Primeira grande produção rodada com a tecnologia High Frame Rate (HFR), na velocidade de 48 quadros por segundo, "O Hobbit: Uma Jornada Inesperada" chega aos cinemas brasileiros nesta sexta (14) com poucas salas aparelhadas para suportar a tecnologia.

Estima-se que das cerca de 900 salas que exibirão "O Hobbit" em todo o Brasil a partir desta sexta, apenas entre 40 e 60 apresentarão o filme nesse formato e simultaneamente em 3D. Quem quiser assistir simultaneamente nos 48 quadros por segundo, em 3D e também na tela IMAX, tem uma única opção no país, o Cinépolis Shopping JK, na cidade de São Paulo.

No início do ano, o diretor Peter Jackson explicou em um vídeo exibido na CinemaCon, convenção da Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas dos EUA, que a velocidade de 48 quadros por segundo é mais próxima da forma como o olho humano vê o mundo.

"Como cineasta, sempre quero criar uma forte ideia de realidade para permitir que o público entre nas histórias que mostro", disse ele, no vídeo promocional. "Filmar e projetar a 48 quadros dá a ilusão de que um buraco foi aberto na parede do cinema e você vê a história se desenrolar com uma ideia de realidade. (...) Com a redução do efeito estroboscópico e da cintilação, torna-se uma experiência muito mais suave para os olhos. A velocidade de 48 quadros não se limita apenas ao 3D. Um filme rodado em 48 quadros parece fantástico quando projetado em 2D, e aceita bem a conversão para 24 quadros".

Entenda Como Funciona

"O Hobbit: Uma Jornada Inesperada", o primeiro de três filmes adaptados de “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, acompanha a aventura de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), envolvido em uma busca épica para livrar o reino perdido dos Anões de Erebor do dragão Smaug.

Procurado pelo mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen), Bilbo se une a um grupo de treze anões liderados pelo  guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armirtage). Sua jornada os levará às Terras Ermas, através de caminhos traiçoeiros repletos de Goblins, Orcs, Wargs, Aranhas Gigantes, Transmorfos e Magos.

O segundo filme, "O Hobbit: A Desolação de Smaug", será lançado em 13 de dezembro de 2013 e o terceiro filme, "O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez", em 18 de julho de 2014. Ambos serão lançados em 3D, 2D e IMAX.