Topo

"Queríamos fazer o público se sentir boiando no mar", diz diretor de "Procurando Nemo 3D"

Cena de "Procurando Nemo", agora em versão 3D - Divulgação/Pixar
Cena de "Procurando Nemo", agora em versão 3D Imagem: Divulgação/Pixar

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

15/12/2012 05h00Atualizada em 09/01/2013 15h07

Após reestreia nos cinemas brasileiros em outubro, a edição 3D de “Procurando Nemo” ganha DVD e Blu-Ray dez anos após a sua criação. Em entrevista ao UOL, Josh Hollander, diretor de animação da Pixar, explicou o que o público verá de diferente nesta versão. 

"Na época em que criamos Nemo, usamos a maior tecnologia de imagem que tínhamos. Por causa disso, adaptar as cenas não foi tão difícil. O nosso principal desafio era trazer o fundo do mar mais perto da câmera e com isso realçar o aspecto emocional do filme", explica Hollander, que estreou nos estúdios da Disney junto com o longa em 2003.  

Quem já assistiu a versão original sentirá diferença nos tons de azul usados para mostrar o fundo do mar, muito mais intensos e cristalinos. "Quando você está no fundo do mar, não percebe o tom da água, ela é praticamente transparente. Quando elevamos a qualidade de imagem, incluímos detalhes do oceano imperceptíveis a olho nu", disse o diretor. "Nossas energias se concentraram em fazer o público se sentir dentro do mar, boiando na água."  

Outra diferença notável está nas passagens de ação, como a icônica cena em que o tubarão Bruce se aproxima da câmera para falar com Dori e Marlin e quando a dupla nada com as tartarugas marinhas na corrente australiana. "Nessas cenas tivemos que recriar a imagem em outro ângulo, para dar mais profundidade ao 3D", descreve o diretor, que revela ter levado 15 meses para fazer a conversão total para o formato.

Para Hollander, as cenas que ganham mais destaque na nova versão são Marlin e Dori na corrida contra um peixe elétrico no fundo do mar e quando fogem de águas vivas. "Essas cenas são as minhas favoritas porque o 3D aumenta a tensão dos espectadores. Nelas você sente até uma certa claustrofobia, de tão próximos que os cenários ficam."

O 3D aumenta a tensão dos espectadores. Em algumas cenas você sente até uma certa claustrofobia, de tão próximos que os cenários ficam

Josh Hollander

Questionado sobre o que o público sentirá ao assistir "Procurando Nemo" novamente, Hollander fala da sua relação com a produção. "Nemo é meu primeiro filme. Eu sou um geek, eu amo todo o universo que gira em torno dele. Mas posso dizer que o 3D o torna definitivamente um filme melhor. Ele preenche os corações de toda a família". 

Quanto a adaptação do formato para a televisão, onde alguns detalhes podem fugir aos olhos do espectador, Hollander garante que com os óculos e a TV apropriada, poderão ser vistas todas as mudanças realizadas para o cinema. "É uma boa pergunta porque sempre tomamos especialmente esse cuidado na hora de fazer a conversão. Nemo terá tanto destaque quanto em uma sala de cinema". 

Além dos dois DVD's, o filme também inclui conversas com os cineastas, uma cena inédita, alguns curtas como "Uma Lição em Flashbacks" e os bastidor "Reinventando a Viagem ao Fundo do Mar".