Topo

Filha mais velha de Klaus Kinski diz que foi constantemente violentada pelo pai

O ator alemão Klaus Kinski - AFP
O ator alemão Klaus Kinski Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 13h30

Em uma autobiografia, a filha mais velha do ator alemão Klaus Kinski afirmou que foi abusada sexualmente pelo pai dos 5 aos 19 anos de idade. O ator, mais conhecido pelos trabalhos que fez em parceria com o diretor Werner Herzog, como "Fitzcarraldo" e "Aguirre, a Cólera dos Deuses", morreu em 1991.

Pola Kinski, hoje com 60 anos, relata no livro "Kindermund" detalhes dos abusos sofridos nas mãos do pai. Pola é filha da primeira mulher do ator, a cantora Gislinde Kuhlbeck. Os dois se divorciaram em 1955.

Em entrevista à revista alemã "Stern", Pola diz que seu pai se aproveitou da separação para levar a filha em viagens pela Europa durante as filmagens. Segundo ela, o ator era agressivo, a jogava na parede e a violentava. Depois dos abusos, Kinski presenteava a filha com coisas caras.

"Ele me via como seu pequeno objeto sexual. Eu não queria, mas ele não ligava. Ele conseguia o que queria", disse ela.

Assim como seus meio-irmãos Nastassja e Nikolai, Pola também trabalhou como atriz em filmes para a TV alemã, assim como no teatro. Pola agora está aposentada. A figura de Klaus Kinski já é bastante controversa na Alemanha. Suas explosões de violência no set de filmagem foi capturada em um documentário de Herzog "Meu Melhor Inimigo".

Pola disse que decidiu contar sobre os abusos porque estava cansada da idolatria em relação ao seu pai. "Eu não podia mais ouvir: 'Seu Pai! Ótimo! Um gênio! Sempre gostei dele!", disse ela. "A idolatria só piorou depois que ele morreu".