Topo

Pela primeira vez no Oscar, mais jovem e mais velha disputam prêmio de melhor atriz

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 05h00

As atrizes Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis são detentoras de um registro incomum nos prêmios da Academia de Hollywood. É a primeira vez, desde que o Oscar foi criado e entregue, que o mais velho e o mais novo indicados em uma mesma edição se reúnem em uma categoria. Este ano, elas concorrem à estatueta de melhor atriz.

Aos 85 anos, a francesa Emmanuelle Riva atua ao lado de outro veterano, Jean-Louis Trintignant, de 82 anos, no pungente "Amor", de Michael Haneke. Ela faz o papel de Anne, que vive com o marido também octogenário, até o momento em que sofre um ataque.

Quvenzhané Wallis, de 9 anos, tinha seis quando fez "Indomável Sonhadora". Ela é Hushpuppy, uma menina que vive em uma comunidade nos "bayous" de Nova Orleans, e tem de lidar, ao mesmo tempo, com o descontrole do pai abusivo e as enchentes que atacam o local.

Além do prêmio de melhor atriz, "Amor" concorre em outras cinco categorias: direção (Haneke), filme estrangeiro, filme e roteiro original. E "Indomável Sonhadora" disputa mais três categorias: direção, filme e roteiro adaptado.

O mais velho indicado em todas as categorias continua sendo Gloria Stuart, que tinha 87 anos quando recebeu a indicação pelo prêmio de melhor atriz coadjuvante por "Titanic" (1997). O mais novo indicado de todos é Justin Henry, que tinha 8 anos quando recebeu a indicação ao prêmio de ator coadjuvante por "Gente Como a Gente"(1979).

"Amor" estreia nesta sexta (18). "Indomável Sonhadora" tem lançamento no Brasil previsto para 22 de fevereiro.