Topo

"Quero ser atriz, mas tem que estudar para isso", diz Wiranu Tembé, indiazinha de "Tainá"

Cena do filme "Tainá, a Origem", de Rosane Svartman, com a atriz-mirim Wiranu Tembé - Divulgação
Cena do filme "Tainá, a Origem", de Rosane Svartman, com a atriz-mirim Wiranu Tembé Imagem: Divulgação

Claudia Dias

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/01/2013 05h00

Quem for ao cinema a partir de 8 de fevereiro para assistir "Tainá - A Origem" vai se encantar com Wiranu Tembé, uma pequena indiazinha de oito anos da tribo Takohaw, no Pará, que conquistou o papel vivido por Eunice Baía no primeiro filme da trilogia.

Depois de quase dois anos realizando testes em vários estados do Brasil para encontrar a menina que substituiria a "primeira" Tainá -- atualmente com 20 anos --, o produtor Claudio Barros descobriu a pequena Wiranu Tembé durante os Jogos Indígenas de 2009.

A menina encantou tanto a produção e a direção do filme que as cenas, antes escritas para uma menina de oito anos, tiveram que ser adaptadas, já que ela só tinha cinco quando foi descoberta por Barros, com quem fica quando está fora da tribo.

Estreia no cinema

Wiranu ainda está aprendendo a conviver com as entrevistas. Uma das coisas que consegue contar à equipe do UOL é como foi escolhida para o papel. "Eles foram lá na aldeia, tiraram fotos minhas, falaram com papai e mamãe. Depois, fomos para Belém fazer o treinamento com outras dez meninas", disse. Depois de sua estreia no cinema, Wiranu já sabe qual profissão quer seguir. “Quero ser atriz. Mas tem que estudar para isso”, afirma.

Na memória, a garota guarda a cena do filme em que andou de balão. "Foi a mais legal que fiz", disse Wiranu, que também se lembrou da mais difícil. "Foi a cena da tartaruga, porque estava frio e a água estava muito gelada."

Wiranu aproveita para convidar a todos para assistirem ao filme na sua língua nativa; "Paw rupi amurano utre'e riam ihe ag rehe" (convido todos para assistirem o meu filme, em tradução livre).

VEJA TRAILER DE "TAINÁ - A ORIGEM", ESTRELADO POR WIRANU TEMBÉ

Vida fora da tribo

É Barros quem apresenta tudo o que menina nunca tinha visto antes. O passeio da vez é ao Planetário, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Sem cerimônias, Wiranu avisa sobre o perigo que o local reserva. "Não pode apontar, viu? Nasce uma verruga no seu rosto", alerta.

Apesar da cautela com as estrelas, a pequena demonstra estar à vontade na cidade e já elege até mesmo uma comida favorita fora da aldeia: batata frita."Se deixar, ela só come isso”, brincou Claudio. “Eu também como arroz, feijão e outras coisas”, rebate Wiranu.

A nova dieta não é muito diferente do que a garota recebe em sua aldeia. "Sempre tem arroz, feijão e uma caça. Nós buscamos não variar muito disso", explicou ele. Somente o chocolate parece não chamar a atenção de Wiranu.

A saudade de casa é grande, mas a atriz-mirim garante se divertir mesmo quando não está na aldeia. “Quando não estou na aldeia, eu também brinco, tenho três amiguinhos aqui. Não é como estar lá, mas também dá pra brincar”, diz.