Topo

Atriz Thandie Newton revela que foi abusada durante teste para filme

Thandie Newton no Bafta Awards em fevereiro - Getty Images
Thandie Newton no Bafta Awards em fevereiro Imagem: Getty Images

Do Uol, em São Paulo

15/02/2013 09h34

Thandie Newton revelou que foi abusada durante um teste quando era apenas uma adolescente em busca do primeiro trabalho como atriz.

Aos 40 anos, a britânica afirma que o incidente aconteceu quando tinha 18 anos, com um diretor.

Mulher do produtor Oliver Parker, Newton disse que as filmagens foram exibidas para outras pessoas da indústria do show business mais tarde.

A atriz de “Crash” e “Missão Impossível 2” aceitou falar sobre o abuso como parte de uma campanha internacional para o fim da violência contra as mulheres, o One Billion Rising.

À CNN Internacional, ela afirmou que não reagiu porque o abuso foi conduzido, nas palavras dela, em um ambiente profissional.

“Foi em um teste para um filme. Havia duas pessoas na sala – o diretor e uma diretora de elenco. O diretor pediu para eu sentar com minhas pernas afastadas - a câmera foi posicionada onde pudessem ver a minha saia – e para colocar a minha perna sobre o braço da cadeira”, contou.

"Antes de eu começar o meu diálogo, [disseram para] pensar sobre o personagem com quem eu supostamente iria ter o diálogo e como eu me sentiria ao fazer amor com aquela pessoa"

"Eu pensei: isso é tão estranho, por que eu precisaria fazer isso?”, comentou durante a entrevista. "Mas esse é o diretor, há a diretora de elenco, isso deve ser normal”.

Anos mais tarde, a atriz afirmou que foi abordada por um produtor britânico em uma festa em Cannes que se gabava por ter visto o vídeo de seu “teste”.

A atriz, porém, se recusou a dar o nome do diretor ou dizer se ele estaria ainda atuando no mercado.