Topo

Atores enfrentam favorito Daniel Day-Lewis no Oscar; veja indicados

Daniel Day-Lewis em cena do filme "Lincoln" - Divulgação
Daniel Day-Lewis em cena do filme "Lincoln" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/02/2013 05h06

O Oscar de melhor ator deste ano conta com o pleno favoritismo do ator Daniel Day-Lewis por “Lincoln”, mas a categoria conta com grandes atuações que podem acabar surpreendendo os cinéfilos (conheça abaixo o perfil dos cinco indicados). A cerimônia do Oscar 2013 ocorrerá neste domingo (24) em Los Angeles.

  • 5774
  • true
  • http://entretenimento.uol.com.br/enquetes/2013/01/10/qual-ator-deve-vencer-o-oscar-2013.js

Além da própria atuação muito bem recebida pela crítica, Day-Lewis tem a seu favor o peso de Abraham Lincoln, um dos personagens mais icônicos da história norte-americana. O ator já arrebatou os principais prêmios pré-Oscar pelo filme, como Globo de Ouro, SAG e Bafta. Caso vença o Oscar, o intérprete pode se tornar o primeiro a conquistar três prêmios de melhor ator, superando Jack Nicholson, que já recebeu três Oscars, mas um como coadjuvante.

Apesar da vantagem, Day-Lewis enfrenta grandes concorrentes. O australiano Hugh Jackman equilibrou interpretação e canto vivendo o ladrão Jean Valjean de “Os Miseráveis”. Bradley Cooper, que colocou seu nome no mapa de Hollywood com as comédias da série “Se Beber, Não Case”, mostrou surpreendente amplitude dramática em sua atuação no drama “O Lado Bom da Vida”.

Denzel Washington se mostra em plena forma em mais esse seu hiato na carreira de ação, com “O Voo”, em que vive um piloto com problemas de alcoolismo. Por último, Joaquim Phoenix trouxe grande intensidade ao papel de um veterano da Segunda Guerra que busca paz em uma seita no longa “O Mestre”.