Topo

Favoritos, "Argo" e "Lincoln" disputam Oscar de Melhor Filme; veja outros indicados

Do UOL, em São Paulo*

22/02/2013 05h00

De um lado, a história emblemática de um presidente americano dirigida por Steven Spielberg, liderando o número de indicações do Oscar com 13 categorias. Do outro, um diretor-ator em ascensão premiado pela crítica especializada, mas que não recebeu indicação ao prêmio de melhor diretor. Dessa forma "Lincoln", e "Argo", de Ben Affleck, disputarão a atenção neste domingo (25), quando a 85ª edição do Oscar acontecerá em Los Angeles. 

"Argo", drama baseado em história real que narra um resgate de reféns feito pela CIA, recebeu quatro importantes prêmios a que foi indicado: Bafta, Globo de Ouro, SAG e Critics Choice Awards. Tendo em vista a última experiência de Affleck com a direção, no fiasco "Atração Perigosa", o sucesso de "Argo" foi uma grata surpresa à Academia, que indicou o longa em sete categorias. 

Mas uma vitória de "Argo", apesar da omissão de Affleck na categoria de melhor diretor, desafiaria a sabedoria convencional que diz que o Oscar de melhor filme também garante uma estatueta para seu cineasta.

  • 5760
  • true
  • http://entretenimento.uol.com.br/enquetes/2013/01/10/qual-filme-deve-vencer-o-oscar-2013.js

Já "Lincoln", de Spielberg, e mais bem indicado da Academia, não conquistou tanto a crítica especializada, apesar da atuação de Daniel Day-Lewis, de seus figurinos de época fieis e do apelo de ser um icônico presidente americano. De acordo com pesquisa realizada pela Reuters, "Lincoln" é o favorito do público com 17%, tão possível de vencer quanto o musical "Os Miseráveis".

Usando um elenco de atores famosos (entre eles Russel Crowe e Hugh Jackman), o diretor Tom Hopper abraçou a ambiciosa -- e perigosa -- missão de levar a adaptação do musical baseado na obra de Victor Hugo para as telonas em "Os Miseráveis". Também indicado nas premiações mais importantes da indústria, o que o filme conseguiu até agora foi conquistar prêmios para a atuação de Anne Hathaway como atriz coadjuvante, e para sua parte técnica (maquiagem, cabelo e trilha-sonora). 

Correndo por fora da premiação está a aventura do taiwanês Ang Lee em "As Aventuras de Pi", história de fé criada com efeitos especiais impecáveis, categoria que já lhe rendeu um BAFTA. No Oscar, o filme concorre a 11 Oscar, sete delas categorias técnicas como edição, e mixagem de áudio.

Também em destaque está a volta de Quentin Tarantino com seu faroeste "Django Livre", indicado em cinco categorias. Além de melhor filme, o longa também concorre em melhor roteiro e tem seu ator coadjuvante (Christopher Waltz) concorrendo.

Os dramas "Amor", também indicado em cinco categorias, e "Indomável Sonhadora", em quatro, também são destaques paralelos da competição cinematográfica. Com as atrizes de maior diferença de idade nos papeis principais, os longas foram premiados em circuitos alternativos e chamam a atenção por suas histórias de vida, muito parecidas com a realidade. "Indomável Sonhadora" já ganhou prêmios de destaque em Cannes e Sundance. 

A comédia romântica "O Lado Bom da Vida", de David O Russel, faz o papel de filme para se sentir bem e foi indicado em outras sete categorias, incluindo melhor roteiro e diretor. Na contramão, "A Hora Mais Escura", novo filme de guerra da já premiada diretora Kathryn Bigelow, continua incomodando por suas cenas de tortura, pode ser uma surpresa.  Pelo menos para um dos 371 jurados, que divulgou sua lista de escolhas nesta quinta (21), o filme já é vencedor

Diretor relembra todos os melhores filmes do Oscar

O cineasta independente Nelson Carvajal relembrou todos os filmes que saíram vitoriosos na seleção da Academia desde sua primeira edição, em 1929. Na ocasião, o vencedor foi o filme "Asas", do diretor William A. Wellman. 

O Oscar acontece a partir das 20h30 (horário de Brasília). O evento é realizado em Los Angeles e será transmitido pelas emissoras Globo e TNT. 

* com informações da Reuters.