Topo

Christoph Waltz ganha prêmio de ator coadjuvante por "Django Livre"

O austríaco Christoph Waltz vence como Melhor Ator Coadjuvante por "Django Livre"; é o segundo prêmio do ator na categoria com um filme de Quentin Tarantino - Getty Images
O austríaco Christoph Waltz vence como Melhor Ator Coadjuvante por "Django Livre"; é o segundo prêmio do ator na categoria com um filme de Quentin Tarantino Imagem: Getty Images

Do UOL em São Paulo

24/02/2013 22h51

Christoph Waltz ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por "Django Livre", de Quentin Tarantino. É o segundo Oscar que o ator austríaco leva para casa; na primeira ocasião, ele foi o vencedor por sua interpretação de um nazista caçador de judeus em "Bastardos Inglórios", também de Tarantino.

Waltz era franco favorito ao prêmio da categoria. Ele havia conquistado o Globo de Ouro e o Bafta pelo mesmo papel.

O ator agradeceu Tarantino usando uma frase de seu personagem em "Django Livre", o Dr. King Shulz. "Participamos da jornada de um herói - o herói aqui é Quentin", disse, com a voz embargada. "E você escala a montanha, porque você não tem medo dela. Você mata o dragão, porque você não está com medo dele e você atravessa o fogo porque vale a pena. Peguei emprestado as palavras de meu personagem. Tão triste... não resisti. Obrigado."

Waltz também agradeceu os atores Leonardo Di Caprio e Jamie Foxx. Tarantino aplaudiu o ator com bastante animação.

Em "Django Livre", o cineasta Quentin Tarantino combina um faroeste de ação e aventura, incluindo caubóis, com uma narrativa de vingança racial ambientada no século 19, antes da abolição da escravidão nos Estados Unidos.

Waltz, de 56 anos e filho de cenógrafos, trabalhou no teatro, cinema e TV alemão na maior parte dos seus 30 anos de carreira, até ser apresentado a Tarantino. Até então suas tentativas de atuar numa produção em inglês não tinham sido bem-sucedidas.

Também concorriam ao prêmio nesta categoria os atores Alan Arkin (Argo), Robert de Niro (O Lado Bom da Vida), Philip Seymour Hoffman (O Mestre) e Tommy Lee Jones (Lincoln).

Com apresentação de Seth Macfarlane, a cerimônia de entrega do Oscar 2013 começou com uma série de esquetes e canções homenageando os musicais do cinema americano.

A abertura contou ainda com a participação de William Shatner, de volta ao seu papel como capitão James Kirk em uma brincadeira em que volta do futuro para alertar o apresentador para não cometer bobagens.