Topo

Oscar 2013 surpreende com divisão entre "As Aventuras de Pi", "Argo" e "Os Miseráveis"

Ben Affleck agradece a escolha de seu filme "Argo" para o maior prêmio da noite, o de melhor filme - Getty Images
Ben Affleck agradece a escolha de seu filme "Argo" para o maior prêmio da noite, o de melhor filme Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/02/2013 23h10

Para uma premiação que parecia indefinida, a Academia de Hollywood conseguiu surpreender de modo positivo na cerimônia de entrega do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na madrugada desta segunda (25). Veja lista completa com indicados e vencedores.

No computo geral, "As Aventuras de Pi" ficou com o maior número de estatuetas, quatro, seguido do musical "Os Miseráveis" e do drama de suspense "Argo", com três. "Lincoln", de Spielberg, antes um franco favorito, com 12 indicações, acabou vencendo em apenas duas categorias, assim como "Django Livre", de Tarantino, indicado em cinco.

No entanto, parece que os principais vencedores foram mesmo Ben Affleck, que reverteu o longa "Argo" de azarão para favorito e deu um tapa com luva de pelica na Academia por deixá-lo de fora da categoria de direção. Além de Ang Lee, de improvável entre os diretores e que acabou surpreendendo ao tirar o "pirulito" da mão de Spielberg, que não vê um Oscar desde 1998, quando foi escolhido com "O Resgate do Soldado Ryan".

A 85ª cerimônia do Oscar começou às 22h30 (horário de Brasília). Em sua primeira vez como apresentador, Seth MacFarlane iniciou a apresentação fazendo piada sobre o humor de Jack Nicholson. Nos primeiros momentos, quando Seth apresentou uma música falando sobre os seios das atrizes, sua atuação foi preocupante. Mas a premiação seguiu com piadas bem dosadas e leves em sua maioria.

Do futuro, o almirante Kirk (William Shatner) tentou vir impedir que MacFarlane fosse o pior apresentador de todos os tempos e pediu que ele homenageasse a cinematografia hollywoodiana. Para provar que poderia ser um bom apresentador, MacFarlane chamou ao palco Charlize Theron e Channing Tatum para interpretar "The Way You Look Tonight", em homenagem aos clássicos do cinema. MacFarlane também interpretou um trecho de "A Bela e A Fera" e se vestiu de "Noviça Rebelde" durante sua apresentação.

Kristen Stewart mancando e Michele Obama apresentaram prêmios

No palco da premiação, passaram apresentadores como Sandra Bullock, que deu o prêmio de melhor edição para "Argo", de Ben Affleck, confirmando que a categoria também rende o prêmio de melhor filme ao indicado.

  • Michele Obama apresentou prêmio da Casa Branca

Antes de receber o prêmio de melhor atriz, Jennifer Lawrence chamou a apresentação morna de Adele para "Skyfall", escolhida como melhor canção de 2012. Jennifer Aniston e Chaning Tatum apresentaram o prêmio de melhor figurino, que foi para Jacqueline Durran, por "Anna Karenina". O prêmio de maquiagem e cabelos ficou com Lisa Westcott e Julie Dartnell, por "Os Miseráveis".

Mancando, Kristen Stewart apareceu acompanhada de Daniel Radcliffe, para anunciar o vencedor de melhor direção de arte para "Lincoln", que recebeu seu primeiro prêmio na noite. A atriz Salma Hayek relembrou George Stevens, Hal Needham e D.A. Pennerberger, profissionais que receberam Oscar honorário por sua contribuição a indústria do cinema americano.

A atriz Halle Berry também participou do evento homenageando os 50 anos da saga 007 suas trilhas sonoras. Nesse momento, a cantora Shirley Bassey foi convidada a subir ao palco para interpretar o tema de “007 Contra Goldfinger”.

George Clooney homenageou os atores, diretores e personalidades que morreram em 2012. Entre eles Nora Ephron e Adam Yauch, dos Beastie Boys. Barbra Streisand cantou uma música em homenagem póstuma para os artistas.

Considerada uma surpresa para o prêmio de melhor filme, a primeira dama Michele Obama apresentou a categoria direto da Casa Branca com um discurso politicamente correto sobre a influência do cinema na cultura americana.

Veja abaixo outros destaques da cerimônia:

"As Aventuras de PI" conquistou nas categorias técnicas e surpreendeu

  • Getty Images

    Ang Lee recebe o prêmio de melhor diretor

"As Aventuras de Pi" conquistou dois prêmios técnicos, de fotografia, para Claudio Miranda, e efeitos visuais, dividido entre Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R.Elliott. A empresa responsável pelos efeitos do filme abriu falência recentemente e ao todo 3 mil pessoas trabalharam na criação do longa.

O filme foi um dos mais bem premiados da noite, dando o prêmio de melhor diretor para o cineasta Ang Lee, que também teve o filme contemplado com o prêmio de melhor trilha sonora. No agradecimento, Lee falou sobre a equipe e chamou o ator protagonista Suraj Sharma de um "verdadeiro milagre".

Melhores atuações incluiu novatos e veteranos

  • Fotomontagem/Getty/UOL

    Anne Hathaway e Christopher Waltz, melhores atores coadjuvantes e Jennifer Lawrence e Daniel Day Lewis, melhores atores do Oscar 2013

O primeiro prêmio entregue da noite foi de ator coadjuvante para Christopher Waltz pelo seu papel de "Django Livre", de Quentin Tarantino. O ator já tinha recebido prêmio pela sua atuação em parceria com Tarantino no longa "Bastardos Inglórios", em 2010. 

Já o prêmio de melhor atriz coadjuvante foi para Anne Hathaway, pelo papel de Fantine em "Os Miseráveis". "Espero que Fantine só exista na história e não na vida de ninguém", disse a atriz, que também agradeceu o marido Adam Shulman em seu discurso.

Jean Dujardin, vencedor do prêmio de melhor ator em 2012 por "O Artista", apresenta o prêmio de melhor atriz, que foi vencido pela jovem Jennifer Lawrence, de apenas 22 anos, por "O Lado Bom Da Vida". Nervosa, a atriz caiu nas escadas quando subia no palco para fazer seu discurso.

Veterana na academia, a atriz Meryl Streep anunciou o prêmio de melhor ator para Daniel Day-Lewis e sua interpretação do lendário presidente em "Lincoln". O ator fez um agradecimento emocional e agradeceu o "espírito misterioso de Abraham Lincoln". 

Melhores animações foram para a Disney

  • Divulgação

    Cena do curta "Paperman", vencedor de melhor curta de animação

Entre os prêmios relacionados a curtas e documentários, o primeiro vencedor da noite foi “Paperman”, na categoria de animação. O curta em preto e branco foi exibido antes de "Detona Ralph". Na categoria melhor animação, o vencedor também foi Disney. O prêmio ficou com a animação "Valente", que foi recebida por um dos atores vestindo uma kilt. 

Protagonistas de “Django Livre”, Kerry Washington e Jamie Foxx subiram ao palco para anunciar o prêmio de “Curfew” como melhor curta de ficção e de "Inocente" como melhor documentário de curta-metragem. Na categoria melhor documentário de longa-metragem, o vencedor foi “Searching for Sugar Man”.

Drama de "Amour" conquistou como melhor estrangeiro

Apresentado por Jennifer Garner e Jessica Chainstain (que concorreu ao prêmio de melhor atriz), o drama francês "Amour", favorito na categoria, foi premiado como melhor filme estrangeiro. O diretor, Michael Haneke, subiu ao palco para receber a estatueta e agradecer, entre outros, à dupla de protagonistas. "E obrigado, acima de tudo aos meus dois atores principais, Emmanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant, porque sem eles eu não estaria aqui", disse ele.

  • Reproduzido digitalmente, o urso Ted e Mark Walhberg, do longa de Seth MacFarlane

"Ted" digitalizado apresentou prêmio com Mark Walhberg

Mark Walhberg e "Ted" sobem ao palco para apresentar os prêmios técnicos de som. "Ted" é o filme dirigido pelo apresentador MacFarlane. Na categoria de melhor mixagem, ganhou "Os Miseráveis". E na de melhor edição de som, o prêmio foi dividido entre "A Hora Mais Escura" e "Skyfall". 

Homenagem aos musicais teve "Chicago" e apresentação de "Os Miseráveis" 

Convidada ao palco por John Travolta, com a proposta de homenagear os musicais, Catherine Zeta-Jones faz uma homenagem cantando um trecho de "All That Jazz", do musical "Chicago". Há dez anos, em 2003, o longa ganhou o prêmio de melhor filme e para comemorar o elenco subiu ao palco. 

Em seguida, Jennifer Hudson cantou a plenos pulmões a música tema de "Dream Girls". No mesmo palco, o elenco de "Os Miseráveis", incluindo Hugh Jackman, Russel Crowe e Anne Hathaway interpretou "Dreamed a Dream" com um coral, e foram aplaudidos de pé pela plateia. 

Veja a lista de indicados e vencedores:

MELHOR FILME
"Indomável Sonhadora"
"O Lado Bom da Vida"
"Lincoln"
"A Hora Mais Escura"
"As Aventuras de Pi"
"Os Miseráveis"
"Amor"
"Django Livre"
"Argo" (VENCEDOR)

MELHOR DIREÇÃO
Michael Haneke – “Amor”
Benh Zeitlin - “Indomável Sonhadora”
Ang Lee – “As Aventuras de Pi” (VENCEDOR)
Steven Spielberg – “Lincoln
David O.Russell – “O Lado Bom da Vida”

 

MELHOR ATOR
Daniel Day Lewis - “Lincoln” (VENCEDOR)
Denzel Washington - “O Voo”
Hugh Jackman – “Os Miseráveis
Bradley Cooper - “O Lado Bom da Vida”
Joaquin Phoenix – “O Mestre”

MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain – “A Hora Mais Escura”
Jennifer Lawrence – “O Lado Bom da Vida” (VENCEDOR)
Emmanuelle Riva – “Amor”
Quvenzhané Wallis – “Indomável Sonhadora”
Naomi Watts – “O Impossível

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christoph Waltz - "Django Livre" (VENCEDOR)
Philip Seymour Hoffman - "O Mestre"
Robert De Niro – “O Lado Bom da Vida”
Alan Arkin – “Argo”
Tommy Lee Jones – “Lincoln”

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Amy Adams – “O Mestre”
Sally Field – “Lincoln”
Anne Hathaway – “Os Miseráveis” (VENCEDOR)
Helen Hunt – “As Sessões”
Jacki Weaver – “O Lado Bom da Vida”

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
“Amor” - Michael Haneke
"Django Livre” – Quentin Tarantino (VENCEDOR)
“O Voo” – John Gatins
Moonrise Kingdom” – Wes Anderson e Roman Coppola
“A Hora Mais Escura” – Mark Boal

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“Argo” – Chris Terrio (VENCEDOR)
“Indomável Sonhadora” – Lucy Alibar e Benh Zeitlin
“As Aventuras de Pi” – David Magee
“Lincoln” – Tony Kushner
“O Lado Bom da Vida” – David O.Russell

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
"Amor" (VENCEDOR)
"Kon-Tiki"
"No"
"O Amante da Rainha"
"War Witch"

MELHOR ANIMAÇÃO
"Valente", de Mark Andrews e Brenda Chapman (VENCEDOR)
"Frankenweenie", de Tim Burton
"Para Norman", de Sam Fell e Chris Butler
"Piratas Pirados", de Peter Lord
"Detona Ralph", de Rich Moore

MELHOR FIGURINO
“Anna Karenina” – Jacqueline Durran (VENCEDOR)
“Os Miseráveis” – Paco Delgado
“Lincoln” – Joanna Johnston
Espelho, Espelho Meu” – Eiko Ishioka
“Branca de Neve e o Caçador” – Colleen Atwood

MELHOR DOCUMENTÁRIO
“5 Broken Cameras”
“The Gatekeepers”
“How to Survive a Plage”
“The Invisible War”
“Searching for Sugar Man” (VENCEDOR)

MELHOR DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
“Inocente” – Sean Fine e Andrea Nix Fine (VENCEDOR)
“Kings Point” – Sari Gilman e Jedd Wider
“Mondays at Racine” – Cynthia Wade e Robin Honan
“Open Heart” – Kief Davidson e Cori Shepherd Stern
“Redemption” – Jon Alpert e Matthew O’Neill

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Adam e Dog” – Minkyu Lee
“Fresh Guacamole” – PES
“Head Over Heels” – Timothy Reckart e Fodhla Cronin O’Reilly
“Maggie Simpson em ‘The Longest Daycare’” - David Silverman
“Paperman” – John Kahrs (VENCEDOR)

MELHOR CURTA-METRAGEM
“Asad” – Bryan Buckley e Mino Jarjoura
“Buzkashi Boys” – Sam French e Ariel Nasr
“Curfew” – Shawn Christensen (VENCEDOR)
“Death of a Shadow (Dood van een Schaduw) – Tom Van Avermaet e Ellen De Waele
“Henry” – Yan England

MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
“Hitchcock” – Howard Berger, Peter Montagna e Martin Samuel
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” – Peter Swords King, Rick Findlater e Tami Lane
“Os Miseráveis” – Lisa Westcott e Julie Dartnell (VENCEDOR)

MELHOR EDIÇÃO
“Argo” – William Goldenberg (VENCEDOR)
“As Aventuras de Pi” – Tim Squyres
“Lincoln” – Michael Kahn
“O Lado Bom da Vida” – Jay Cassidy e Crispin Struthers
“A Hora Mais Escura” – Dylan Tichenor e William Goldenberg

MELHOR FOTOGRAFIA
“Anna Karenina” – Seamus McGarvey
“Django Livre” – Robert Richardson
“As Aventuras de Pi” – Claudio Miranda (VENCEDOR)
“Lincoln” – Janusz Kaminski
007 - Operação Skyfall” – Roger Deakins

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Before My Time” (de “Chasing Ice”) – Música e letra de J.Ralph
“Everybody Needs a Best Friend” (de “Ted”) – Música de Walter Murphy e letra de Seth MacFarlane
“Pi’s Lullaby” (de “As Aventuras de Pi”) – Música de Mychael Danna e letra de Bombay Jayashri
“Skyfall” (de “007 - Operação Skyfall”) – Música e letra de Adele Adkins e Paul Epworth  (VENCEDOR)
“Suddenly” (de “Os Miseráveis”) – Música de Claude-Michel Schönberg e letra de Herbert Kretzmer e Alain Boublil

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
“Anna Karenina” – Dario Marianelli
“Argo” – Alexandre Desplat
“As Aventuras de Pi” – Mychael Danna  (VENCEDOR)
“Lincoln” – John Williams
“007 - Operação Skyfall” – Thomas Newman

DIREÇÃO DE ARTE
“Anna Karenina” – Sarah Greenwood (design de produção) e Katie Spencer (decoração do set)
“O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” – Dan Hennah (design de produção); Ra Vincent e Simon Bright (decoração do set)
“Os Miseráveis” – Eve Stewart (design de produção) e Anna Lynch-Robinson (decoração do set)
“As Aventuras de Pi” – David Gropman (design de produção) e Anna Pinnock (decoração do set)
“Lincoln” – Rick Carter (design de produção) e Jim Erickson (decoração do set) (VENCEDOR)

EDIÇÃO DE SOM
“Argo” – Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn
“Django Livre” – Wylie Stateman
“As Aventuras de Pi” – Eugene Gearty e Philip Stockton
“007 - Operação Skyfall” – Per Hallberg e Karen Baker Landers (VENCEDOR)
“A Hora Mais Escura” – Paul N.J. Ottosson

MIXAGEM DE SOM
“Argo” – John Reitz, Gregg Rudloff e Jose Antonio Garcia
“Os Miseráveis” – Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes (VENCEDOR)
“As Aventuras de Pi” – Ron Bartlett, D.M. Hemphill e Drew Kunin
“Lincoln” – Andy Nelson, Gary Rydstrom e Ronald Judkins
“007 - Operação Skyfall” – Scott Millan, Greg P. Russell e Stuart Wilson

EFEITOS VISUAIS
“O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” – Joe Letteri, Eric Saindon, David Clayton e R.Christopher White
“As Aventuras de Pi” – Bill Westenhofer, Guillaume Rocheron, Erik-Jan De Boer e Donald R.Elliott (VENCEDOR)
“Os Vingadores” – Janek Sirrs, Jeff White, Guy Williams e Dan Sudick
“Prometheus” – Richard Stammers, Trevor Wood, Charley Henley e Martin Hill
“Branca de Neve e o Caçador” – Cedric Nicolas-Troyan, Philip Brennan, Neil Corbould e Michael Dawson