Topo

Premiação britânica consagra "Skyfall", mas diretor é criticado por Helen Mirren

Helen Mirren no tapete vermelho da premiação Jameson Empire Awards - Joel Ryan/Invision/AP
Helen Mirren no tapete vermelho da premiação Jameson Empire Awards Imagem: Joel Ryan/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 10h37

"Skyfall”, último filme da saga do espião James Bond, saiu consagrado do Jameson Empire Awards, premiação de cinema da revista britânica “Empire”, que aconteceu na noite de domingo (24) em Londres.

O diretor do filme, Sam Mendes (ganhador do Oscar por “Beleza Americana”), saiu do evento com três prêmios, a de Inspiração, Melhor Diretor e Melhor Filme de 2012, mas não sem antes ouvir uma reclamação de
Helen Mirren (de “A Rainha” e “Hitchcock”). A atriz reclamou que o diretor não citou nenhuma mulher em seu discurso sobre inspiração.

“Quando ele (Sam Mendes) falou sobre suas inspirações mais cedo nesta noite, receio que nenhuma das pessoas que ele mencionou era uma mulher”, disse Mirren, ao receber o prêmio Lenda.

Aplaudida, ela continuou. “Esperamos que em cinco ou dez anos, quando o sucessor de Sam pegar seu prêmio Inspiração, a lista possa estar mais equilibrada em termos de maquiagem sexual. Enquanto isso, este (prêmio) vai para as meninas”. Ela, porém, minimizou a crítica: "nada contra Sam Mendes".

Na premiação, decidida através dos votos do público, Sam Mendes superou concorrentes fortes, como Peter Jackson (“O Hobbit”), Joss Whedon, (“Os Vingadores”), Christopher Nolan (“Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) e Quentin Tarantino (“Django Livre”). Todos os longas também estavam indicados à categoria de Melhor Filme.

Seth MacFarlane, que colecionou críticas após apresentar o Oscar 2013, conquistou o prêmio de Melhor Comédia pelo seu filme sobre o ursinho politicamente incorreto “Ted”.

Repetindo o Oscar e outras premiações, Jennifer Lawrence ganhou como Melhor Atriz, dessa vez pelo filme “Jogos Vorazes”, baseado na série de livros.

O “Harry Potter” Daniel Radcliffe ganhou uma homenagem ao receber o prêmio Herói das mãos do diretor de “A Mulher de Preto”, que ganhou como Melhor Filme de Horror. O Diretor Danny Boyle conquistou o prêmio de Notável Contribuição pela carreira.

“O Hobbit”, indicado em cinco categorias, venceu em apenas duas: Melhor Filme de Ficção e Fantasia, e de Melhor Ator, para Martin Freeman. Na categoria Melhor Estreante Masculino, o vencedor foi Tom Holland, por seu papel em “O Impossível”. Na categoria feminino, Samantha Barks foi a vencedora por “Os Miseráveis”. O longa “Sightseers” conquistou o prêmio de Melhor Filme Britânico.