Topo

Angelina Jolie ganha processo de jornalista sobre roteiro de filme

A diretora Angelina Jolie durante as filmagens de "In the Land of Blood and Honey"  - Divulgação
A diretora Angelina Jolie durante as filmagens de "In the Land of Blood and Honey" Imagem: Divulgação

Do UOL, em Sãio Paulo

30/03/2013 20h42

Angelina Jolie ganhou uma ação judicial em que o jornalista croata James Braddock alegava que a atriz roubou a ideia de seu livro para escrever o roteiro do primeiro filme dirigido por ela,  "In the Land of Blood and Honey". As informações são do site The Hollywood Reporter.

A atriz foi processada apenas algumas semanas antes do filme estrear nos cinemas, no final de 2011. Braddock alegou que o longa, que conta a história de um caso de amor durante a Guerra Civil da Bósnia, viola os direitos autorais de seu livro, "Slamanje Duse".

De acordo com a ação judicial de Braddock, um dos produtores do filme, Edin Sarkic, que foi creditado na imprensa com para ajudar Jolie a conseguir as autorizações necessárias para filmar em Sarajevo, teria lido sua obra e discutiram a possibilidade de adaptar o livro para o cinema.

A decisão da juíza Dolly Gee, analisou o enredo e seqüência de ambas as obras e não as considerou substancialmente similares. Gee observou algumas semelhanças, incluindo o fato de que ambas incluem sequências de fuga e cenas de estupro brutal, mas que isso não seria suficiente para uma acusação de roubo de direito autoral.

Na audiência final, Gee escreveu: "In the Land of Blood and Honey" também é uma história de amor, ela destaca as complicações do amor romântico em tempos de guerra" entre seus protagonistas - um artista muçulmano e um soldado militar sérvio.

A juíza ainda disse que Braddock não pode ter "inventado o conceito de estupro como um crime de guerra": "Blood and Honey é essencialmente uma história de vingança, traição e tragédia com pouca ou nenhuma esperança, enquanto "Slamanje Duse" se concentra em família, amor e força".

O livro de Braddock, "Slamanje Duse" foi publicado em 2007, e saiu em uma edição mais curta em inglês com o título de "The Soul Shattering".