Topo

"Margaret Tatcher foi uma pioneira", diz Meryl Streep

Do UOL, em São Paulo*

08/04/2013 14h23

Atriz que deu vida a Margaret Tatcher nos cinemas em "A Dama de Ferro", Meryl Streep comentou a morte da ex-premiê britânica nesta segunda (8). "Margaret Thatcher foi uma pioneira, voluntária ou involuntariamente, para o papel das mulheres na política", comentou em comunicado publicado pela revista "People". 

"É difícil imaginar uma parte da nossa história atual que não tenha sido afetada por medidas que ela tenha tomado no Reino Unido no final do século 20. Suas duras medidas fiscais tiveram um efeito sobre os pobres, e sua regulamentação financeira levou a uma grande riqueza de outros. Há um argumento de que sua lealdade, firme e quase emocional com a libra esterlina, ajudou o Reino Unido a emergir das tempestades de incerteza monetária europeia". 

Em outro trecho, Streep ainda diz que ela era uma figura que a admirava por causa de sua força pessoal. "Ela não herdou a posição como filha de um grande homem ou a viúva de um homem importante, mas por seu próprio esforço. Ela era uma figura que manteve suas convicções ligadas a ideais fervorosos e ideias -- mesmo que às vezes erradas e equivocadas -- que colocavam em evidência algum tipo de grandeza, digna de um argumento da História. Ela deu as mulheres e meninas ao redor do mundo a chance de criar a fantasia de princesas com um sonho diferente. A opção de liderar sua nação, o que foi inovador e admirável".  

Meryl destacou o fato de Thatcher ter subido ao cargo de primeira-ministra após uma infância como filha de um comerciante.

A atriz reconheceu que Thatcher dividiu opiniões. Mas disse que Thatcher merece crédito por manter suas convicções, apesar do "ódio especial e do ridículo, sem precedentes na minha opinião, em nosso tempo, contra uma figura pública que não era uma assassina em massa".

Meryl disse ter ficado honrada por tentar imaginar a jornada de vida de Thatcher ao interpretá-la no filme "A Dama de Ferro", mas que realmente só teve um entendimento superficial das lutas de Thatcher.

"Eu gostaria de transmitir as minhas condolências respeitosas à sua família e muitos amigos", disse ela.

A atriz finaliza dizendo que teve "a honra de tentar imaginar a sua jornada de vida após o poder, observando como foram suas lutas". "Gostaria de transmitir as minhas condolências respeitosas a sua família e muitos amigos."

Cameron criticou roteiro de "A Dama de Ferro"

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, criticou a estreia de "A Dama de Ferro", a biografia cinematográfica de Margaret Thatcher, ao considerar que o filme deveria ser feito em outro momento. "É mais um filme sobre o envelhecimento e elementos de demência que sobre uma primeira-ministra estupenda", lamentou Cameron, unindo sua voz aos muitos conservadores que criticam o fato de Thatcher, a controversa primeira e até agora única chefe de Governo britânica, ser apresentada como uma idosa frágil e abalada por uma demência senil.

Thatcher, 86 anos, sofria há alguns anos de problemas de saúde e não falava em público há uma década, desde que os médicos a desaconselharam em consequência de pequenos ataques de apoplexia que causaram confusão e perda de memória. Nos últimos anos suas aparições sociais foram raras.

*Com informações da Reuters