Topo

Sequência de "Avatar" terá inovadora captação de imagens subaquáticas

Trecho do filme "Avatar", maior bilheteria da história do cinema - Reprodução
Trecho do filme "Avatar", maior bilheteria da história do cinema Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 16h01

A continuação de “Avatar” vai contar com uma inovadora ferramenta de captura de movimentos debaixo d’água.

As partes dois e três da história sobre os Na’vis vão abordar, entre outros cenários, o mundo subaquático do planeta Pandora.

De acordo com o site “The Guardian”, o produtor da trilogia, Jon Landau, contou a novidade em uma conferência sobre tecnologia no cinema no domingo (7).

"Queremos aproveitar as tecnologias que pessoas brilhantes estão colocando aí para fazer os próximos dois filmes ainda mais emocionantes, envolventes e visualmente tentadores;  para realmente encerrar o arco da história de nossos dois personagens principais", disse Landau.

Para o produtor, será uma experiência mais real do que um oceano construído pela computação gráfica.
Cameron já tinha avisado que “Avatar 2” e “3” serão filmados de uma vez só e serão lançados em dezembro de 2014 e 2015, respectivamente.

Há conversas, inclusive, de um quarto filme – um prólogo da história.

O cineasta também deu a entender que o segundo filme pode ocorrer em outro planeta no mesmo sistema solar, como Pandora. Ele disse em 2011 que os personagens que sobreviveram ao primeiro filme "chegarão ao segundo filme, pelo menos de alguma forma".

Parte do lucro feito pelas sequências será doada para causas ambientais. Se for levar em consideração o sucesso do primeiro, será muito dinheiro. “Avatar” estreou em 2009 e é, atualmente, o filme de maior bilheteria de todos os tempos – angariando cerca de US$ 2 bilhões mundialmente.