Topo

Filme com Orlando Bloom sobre o apartheid encerrará festival de Cannes

Orlando Bloom é o protagonista do filme "Zulu", que encerrará o festival de Cannes 2013 -  Adrian Sanchez-Gonzelez/AFP Photo
Orlando Bloom é o protagonista do filme "Zulu", que encerrará o festival de Cannes 2013 Imagem: Adrian Sanchez-Gonzelez/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 14h22

O longa "Zulu", dirigido por Jerome Salle e protagonizado por Orlando Bloom e Forrest Whitaker, encerrará a 66ª edição do Festival de Cannes, no dia 26 de maio.

"Zulu" coloca Bloom e Whitaker na pele de dois tiras investigando um crime durante os dias do apartheid -- regime de segregação racial na África do Sul. O filme foi inteiramente gravado em locações no país africano.

Whitaker ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes em 1988 por sua atuação no filme "Bird", de Clint Eastwood.

A atriz francesa Audrey Tautou será a mestra de cerimônia na abertura e encerramento do festival em 2013.

A lista completa com os filmes que competirão em Cannes será divulgada no dia 18 de abril. O diretor Steven Spielberg presidirá o júri do festival, que acontecerá de 15 a 26 de maio no balneário francês.

Enquanto o filme "Zulu" encerrará o festival, "O Grande Gatsby", obra cinematográfica baseada no romance do escritor F. Scott Fitzgerald, foi escolhida para abrir a premiação em Cannes este ano. Leonardo DiCaprio é o protagonista da história, vivendo o personagem de Gatsby. A direção do longa é do australiano Baz Luhrmann.

Brasil em Cannes

Dois curtas metragens brasileiros, "O Florista" e "Algumas Mortes", irão participar da "Court Métrage - Short Film Corner", evento paralelo do festival de cinema de Cannes.

Os curtas ficam acessíveis digitalmente para todos os espectadores do festival. Os diretores também podem exibir seus filmes em cabines individuais.