Topo

Guillermo del Toro rebate supostas críticas de que "Círculo de Fogo" seria cópia de "Transformers"

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 15h51

Em entrevista ao site Hollywood Reporter, o diretor Guillermo del Toro, de "Círculo de Fogo", negou que seu filme seja uma cópia da franquia "Transformers", de Michael Bay.

Durante o CinemaCon, evento dedicado a donos de cinemas em Las Vegas, Bay disse que muitas "cópias descaradas" de filmes com robôs têm sido feitas, mas que a audiência não se deixa enganar.

Bay não citou nenhum nome, mas segundo o veículo, ele provavelmente estava se referindo a "Battleship - A Batalha dos Mares" e "Gigantes de Aço", ambos fracassos de bilheteria.

Ainda segundo o Hollywood Reporter, muitos na ocasião teriam se perguntado se Bay estava se referindo a "Círculo de Fogo", que havia sido promovido por del Toro um dia antes no CinemaCon. Fontes próximas a Bay duvidam que tenha sido o caso, porém.

"Estamos muito, muito, muito distantes deles ['Transformers'] de uma forma consciente", disse del Toro ao site. "Pelo bem ou pelo mal, esse é o meu filme. Esse é o meu universo e a minha criação, e eu não crio por comparação."

Segundo del Toro, há diferenças de escopo e tamanho entre os dois filmes. "Círculo de Fogo" tem robôs do tamanho de prédios de 25 andares, muito maiores que os de Bay, e combatem monstros alienígenas invasores.

"As lutas não ocorrem em ambientes super bacanas, parecidos com comerciais de carros", pontuou del Toro. "Elas ocorrem num mar turbulento ou numa selvagem tempestade de neve. Elas ocorrem num universo incrivelmente intenso."

Del Toro diz ainda que robôs têm sido um tema constante em ficções científicas. "E em algum grau, a fonte para toda vida artificial é Frankenstein", completou.

Com previsão para estrear no Brasil em 9 de agosto deste ano, "Círculo de Fogo" traz em sua trama um ataque alienígena combatido por robôs gigantes pilotados por humanos. Charlie Hunnam, Idris Elba e Charlie Day fazem parte do elenco.

Veja o trailer legendado de "Círculo de Fogo"