Topo

Will Smith fez filho nadar com crocodilos no set de "Depois da Terra"

Natalia Engler

Do UOL, em Cancún (México)*

23/04/2013 17h29

A relação entre Will Smith e seu filho, Jaden, vem sendo discutida em público, com a imprensa, mas não por acaso: sete anos depois de "À Procura da Felicidade", os dois interpretam pai e filho novamente em “Depois da Terra”.

A ficção científica dirigida por M. Night Shyamalan se passa mil anos depois que a humanidade deixou a Terra. Will vive um general famoso e Jaden é o filho que tenta crescer a sua sombra. Enquanto viajam juntos para tentar estabelecer uma relação, a nave é atingida por asteroides e cai na Terra, onde eles terão que aprender a se relacionar para sobreviverem.

"Existe uma questão central fantástica nesse filme, que é um pai com um filho adolescente em uma situação de vida ou morte. Todos que têm filhos adolescentes conhecem aquela situação em que têm de dizer: ‘Escuta, sou seu pai! Faça o que eu estou mandando!’", disse o ator." Para Jaden e eu, foi uma dinâmica interessante, porque Cypher Raige, meu personagem, é um general e o maior guerreiro que já existiu. E ele tem um filho adolescente que cresce na sua sombra, tentando sair dela. E é parecido comigo e o Jaden. Ele tem um pai que é a maior estrela de cinema do mundo", brinca Will Smith durante entrevista coletiva sobre o filme.

“Não, de verdade, é bem parecido. Com a diferença de que não discutimos tanto”, afirma o astro. "Não, não discutimos tanto. Ou você diz e eu faço, ou quando eu sei que não vou fazer, não digo nada”, retruca Jaden. No entanto, o filho lembra que Will não é tão duro quanto seu personagem. “Ele não é linha dura comigo, nem um pouco."

TRAILER DE "DEPOIS DA TERRA", COM WILL E JADEN SMITH

Will Smith concorda. "Não tento ser. Como pais, eu e Jada [Pinkett Smith] somos muito sérios com a ideia de que não somos donos dos nossos filhos. Eu estou aqui para ajudar Jaden com a sua vida. Esta é a vida de Jaden. Há certas ideias que eu espero que ele incorpore, mas não posso forçá-lo”, afirma Will.

“Por exemplo, nós não acreditamos em punição. Quando ele tinha 5 ou 6 anos, sentávamos com ele e o que ele tinha que fazer era explicar porque achava que o que tinha feito era o certo para ele. E isso é muito mais difícil do que dizer que é errado. As crianças têm que ser capazes de pensar sozinhas. E isso é uma das coisas legais desse filme. O que tentamos fazer é despejar sobre eles o máximo de responsabilidade que podem aguentar”, completa Will..

O filme também provocou algumas mudanças nos dois e em sua relação. “Enquanto meu personagem crescia e fazia tudo que tinha que fazer, eu sentia que eu também crescia fazendo tudo que tinha que fazer para terminar o filme”, diz Jaden.

“Eu tenho uma certa obsessão com a minha carreira e as coisas que estou tentando realizar que não deixavam muito espaço ter o tipo de ligação emocional que ‘Depois da Terra’ pedia que eu tivesse com o meu filho. Então, eu estava fazendo a transição entre as filmagens, e o filme, e ter que ser o número um e mudando para um estado mental em que eu queria que essa fosse uma experiência em que meu filho cresce e guarde boas memórias sobre a nossa relação nesse filme”, conta Will.

Cobras, crocodilos e piranhas

Ainda assim, isso não impediu que Will deixasse Jaden fazer cenas que apresentavam um pouco de perigo.

“Estávamos filmando na Costa Rica e lá tem um tipo de jararaca que é a segunda cobra mais venosa do mundo e tínhamos domadores de serpentes no set. Em uma cena, um deles veio me dizer: ‘Sabe, a árvore em que Jaden vai ter que subir tem cobras’. Perguntei quantas, se eram uma ou duas, e ele respondeu: ‘Talvez cinco’.  Então Jaden vem e eu digo: ‘Vamos filmar. Jaden, faça essa cena bem rápido’. Então, tiveram alguns momentos que foram difíceis para um pai e em que tive que tomar decisões difíceis. Mas você nunca se sentiu em perigo, sentiu?”, pergunta o ator ao filho.

“Eu não sabia o que os domadores faziam até vê-los se atracarem com uma cobra”, responde Jaden.

"Tem algumas coisas que representam para mim minha pior atuação como pai na história do cinema. Não deveríamos ter feito algumas dessas cenas", reconhece Will.

Uma dessas cenas é relatada por Jaden: “Estávamos no rio e um dos domadores de serpentes vem me dizer ‘Jaden, vamos te colocar ali, mas só para você saber, tem crocodilos e piranhas nesse rio. E meu pai vem e me diz ‘Mas elas são vegetarianas’".

* A jornalista viajou a convite da Sony Pictures