Topo

Nicole Kidman, Christoph Waltz e Ang Lee serão jurados no Festival de Cannes

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 07h44

A atriz Nicole Kidman, o vencedor do Oscar de melhor diretor por "Aventuras de Pi", Ang Lee, e o ator do filme "Django" Christoph Waltz serão jurados do Festival de Cannes, que será realizado entre os dias 15 e 26 de maio na Riviera Francesa.

Além dos três, compõem o júri deste ano a diretora britânica Lynne Ramsay – do filme "Precisamos Falar Sobre o Kevin" –, o ator e diretor francês Daniel Auteuil, a atriz indiana Vydia Balan, a diretora japonesa Naomi Kawase e o diretor romeno Christian Mungiu.

O cineasta Steven Spielberg será o presidente do júri, que concederá os prêmios, incluindo a Palma de Ouro, na cerimônia de encerramento do festival.

Os indicados

Roman Polanski, Steven Soderbergh e os irmãos Coen estão entre os 20 diretores que vão competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A lista inclui ainda Alexander Payne, diretor de “Os Descendentes”, que compete com o novo “Nebraska”; e Nicolas Winding Refn, premiado no festival com o cultuado “Drive”, que retorna com “Only God Forgives”, policial rodado em Bangkok e estrelado por Ryan Gosling. O iraniano Asghar Farhadi, Oscar de melhor filme estrangeiro por “A Separação”, compete com “Le Passé” (O Passado), rodado na França.

Os irmãos Coen apresentam “Inside Llewyn Davis”, retrato de um músico folk na Nova York dos anos 60 estrelado por Justin Timberlake, Carey Mulligan (“Shame”) e John Goodman. Soderbergh estreia no festival “Behind the Candelabra”, filme feito para o canal HBO sobre a vida do compositor americano Liberace (1919-87), com Michael Douglas e Matt Damon em personagens com muita purpurina. Polanski compete com “Venus in Fur”, sobre uma atriz que tenta convencer um diretor a dar-lhe um papel.

Os americanos bateram recorde de indicações, com cinco filmes na lista. Mas a relação também inclui cineastas de prestígio de todas partes do mundo, como o chinês Jia Zhang-ke (com “A Touch of Sin”), o japonês Hirokazu Kore-Eda (com “Like Father, Like Son”) e os franceses François Ozon (“Jeune et Jolie”) e Arnaud Desplechin (“Jimmy P.”).

Veja os filmes da mostra competitiva:

"Only God Forgives", de Nicolas Winding Refn
"Borgman", de Alex Van Warmerdan
"Behind the Candelabra", de Steven Soderbergh
"La Grande Bellezza", de Paolo Sorrentino
"Jeune et Jolie", de François Ozon
"Nebraska", de Alexander Payne
"La Venus a la Fourrure", de Roman Polanski
"Soshite Chichi ni Naru", de Kore-Eda Hirokazu
"La Vie D'Adele", de Abdellatif Kechiche
"Wara No Tate", de Takashi Miike
"Le Passe", de Asghar Farhadi
"The Immigrant", de James Gray
"Grisgris", de Mahamat-Saleh Haroun
"Tian Zhu Ding", de Jia Zhangke
"Inside Llewyn Davis", de Ethan Coen, Joel Coen
"Michael Kohlhaas", de Arnaud Des Pallieres
"Jimmy P.", de Arnaud Desplechin
"Heli", de Amat Escalante
"Un Chateau en Italie", de Valeria Bruni-Tedeschi