Topo

"Homem de Ferro 3" abre de forma triunfante o caminho para "Os Vingadores 2"

Roberto Sadovski

Do UOL, em São Paulo

01/05/2013 12h30

"Homem de Ferro 3" estreou em boa parte do planeta na última sexta-feira (26) e já faturou mais de R$ 25 milhões no Brasil. E o filme ainda nem chegou aos cinemas de mercados gigantes, como China e Rússia, e só começa sua carreira nos Estados Unidos na próxima sexta (3). É um começo brilhante para a Fase 2 do Universo Cinematográfico Marvel, alcunha que define as aventuras dos heróis da editora no cinema, sozinhos ou acompanhados. Essa segunda etapa encerra-se em 2015, quando "Os Vingadores 2" (ainda sem título oficial) chegar às telonas.

A verdade é que não existe um plano tão ambicioso como o da Marvel desde que, nos anos de 1930 e 1940, a Universal juntava seus monstros clássicos em filmes-evento. O plano começou quase por acidente, quando "Homem de Ferro" estreou em 2008 como primeiro filme produzido pela própria Marvel --então um estúdio independente-- que trazia Samuel L. Jackson. No papel de Nick Fury, ele sugeria que Tony Stark (Robert Downey Jr.) não era o primeiro super-herói, e que agora ele fazia parte de um universo bem maior.

A brincadeira deu frutos, "Homem de Ferro" ganhou uma fábula, a Marvel foi comprada pela Disney e o resto é história. "O Incrível Hulk", "Homem de Ferro 2", "Thor" e "Capitão América: O Primeiro Vingador" pavimentaram o caminho para "Os Vingadores" dominar o mundo ano passado, fechando a Fase 1. "Homem de Ferro 3" inicia a Fase 2 com inteligência, em um filme que funciona perfeitamente isolado, mas que não deixa de lado os elementos que compõem este universo único. É só o começo do jogo.

O retorno de Thor
Em novembro será a vez de "Thor: O Mundo Sombrio". Com as apresentações fora do caminho, a nova aventura do Deus do Trovão divide-se em ação na Terra e em Asgard, e também na dimensão escura que serve de lar para criaturas mais velhas que o próprio universo. É de lá que surge Malekith (Christopher Eccleston), o senhor dos elfos de Svartalfheim que ameaça a integridade dos Nove Reinos --dentre eles, a Terra e Asgard.

Atraído por Malekith, Thor (Chris Hemsworth) coloca sua amada mortal, Jane Foster (Natalie Portman), nas mãos das forças malignas. Para salvar Jane --e o universo-- ele precisa se aliar a seu irmão, Loki (Tom Hiddleston). "Thor: O Mundo Sombrio" apresenta um mundo mais duro e violento do que o mostrado no filme dirigido por Kenneth Branagh em 2011. Desta vez, quem comanda a aventura por trás das câmeras é Alan Taylor, veterano da televisão onde conduziu episódios de "Deadwood", "Mad Men" e "Game of Thrones".

Capitão América
Em 2014 é o Capitão América quem volta, desta vez expandindo ainda mais o mundo apresentado em "Os Vingadores". "Capitão América: O Soldado do Inverno" (tradução literal de "The Winter Soldier", mas o filme ainda não tem título oficial no Brasil) chega aos cinemas em abril do ano que vem e, ao contrário de "Homem de Ferro 3" e "Thor: O Mundo Sombrio", traz laços fortes com a Shield e com os acontecimentos pós-Batalha de Nova York.

Steve Rogers (Chris Evans) ainda tenta se adaptar ao mundo depois de despertar de sete décadas de hibernação. Embora tenha apoio de Nick Fury, da Viúva Negra (Scarlett Johansson) e da agente Maria Hill (Cobie Smulders), o homem por trás do uniforme do Capitão América precisa encarar um de seus maiores fracassos: a morte de seu amigo Bucky Barnes (Sebastian Stan) durante a Segunda Guerra Mundial.

Se o filme seguir de perto a trama dos quadrinhos (e parece ser este o plano dos diretores Anthony e Joe Russo), Bucky volta sem memória e sem sinais de ter envelhecido décadas e décadas como uma arma russa da Guerra Fria.

Vilões, aliados e série na TV
Mais vilões das HQs vão revelar suas versões para o cinema, e entre eles estão Ossos Cruzados (um assassino de aluguel interpretado por Frank Grillo) e o mercenário francês Batroc (papel de Georges St-Pierre). O Capitão América --que, no filme, recebe uma nova versão de seu traje-- ganha novos aliados: Sam Wilson (Anthonie Makie), um agente da Shield que tem um equipamento em forma de asas que o permite voar, e atende pelo codinome Falcão; e Robert Redford, que surge como um dos cabeças da agência de espionagem.

"Agentes da Shield", por sinal, é o título da primeira série de TV da Marvel e surge como uma espécie de interlúdio televisivo da Fase 2. Desenvolvida por Joss Whedon (diretor de "Os Vingadores"), que também escreve e dirige o piloto, a série deve chegar na TV norte-americana até o final do ano e traz a agência dirigida por Nick Fury no centro da ação.

Embora apresente novos agentes e novas situações --e até novos heróis e vilões fantasiados, como uma pista de teste para experiências no cinema--, o grande trunfo de "Agentes da Shield" deve mesmo ser Phil Coulson, o operativo interpretado por Clark Gregg em diversos filmes da Marvel, e que aparentemente morreu nas mãos de Loki em "Os Vingadores". Como nos quadrinhos, a morte no universo Marvel no cinema parece nunca ser definitiva.

Guardiões da Galáxia
A grande incógnita, porém, não dá as caras até agosto de 2014. É quando "Guardiões da Galáxia" chega aos cinemas, abrindo possibilidades cósmicas para a Marvel. "Seria como ter 'Star Wars' sob o filtro da Marvel", disse Kevin Feige, produtor responsável pelos filmes do estúdio no cinema. O clima é bem da saga especial de George Lucas, com alienígenas estranhos convivendo com humanos nos confins do universo, mas em mundos com corrupção e vilania bem próximos do que vemos na Terra.

Embora a equipe original dos quadrinhos (criada em 1969) seja citada no filme, a versão de "Guardiões da Galáxia" no cinema é inspirada na encarnação surgida nos gibis em 2008. O líder é Peter Quill, o Starlord, que tem mãe humana e pai alienígena, e é interpretado por Chris Pratt (da série "Parks & Recreation"). Drax, o Destruidor é uma máquina humanóide de matar, energizada pela alma de um humano (o papel é do lutador casca-grossa Dave Bautista); e a assassina Gamora ganha o corpo de Zoë Saldaña.

O resto da equipe ainda não teve seu elenco anunciado, até por que eles só darão a voz a criações digitais: o primeiro é Groot, uma árvore sapiente; o segundo é Rocket Racoon, o guaxinim mais letal com uma metralhadora em mãos. Embora o vilão ainda não tenha sido revelado, é certo que o ator Lee Pace (de "Lincoln" e "Amanhecer - Parte 2") esteja com o papel. Se este será Thanos, o titã imortal que corteja a Morte, mostrado ao final de "Os Vingadores", só o tempo vai confirmar.

"Os Vingadores 2" finalmente estreia em 2015 (Joss Whedon já sugeriu que os irmãos mutantes Mercúrio e Feiticeira Escarlate possam estar no roteiro), marcando o fim da Fase 2, e já insinuando a terceira etapa do Universo Cinematográfico Marvel. Kevin Feige ventilou a possibilidade de o Dr. Estranho ganhar um filme, assim como o Pantera Negra.

"O Demolidor" voltou a fazer parte do catálogo de cinema do estúdio desde que a Fox perdeu seus direitos cinematográficos em outubro do ano passado. "O Homem-Formiga", em desenvolvimento pelo diretor Edgar Wright, deve seguir a nova reunião dos heróis em 2015. Com milhares de personagens à disposição, e bilhões pingando nos cofres da Disney (dona da Marvel desde dezembro de 2009), as possibilidades são infinitas. E, pelo ritmo de produção que a Marvel assumiu há cinco anos, bem reais.