Topo

Cinemateca fecha sala e reduz programação após crise administrativa

Ministra da Cultura Marta Suplicy visita a Cinemateca Nacional, em São Paulo, em setembro de 2012 - Wladimir Aguiar/Folhapress
Ministra da Cultura Marta Suplicy visita a Cinemateca Nacional, em São Paulo, em setembro de 2012 Imagem: Wladimir Aguiar/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

03/05/2013 15h53

A Cinemateca Brasileira, que passa por uma crise administrativa com o MinC (Ministério da Cultura), anunciou que seus serviços estão comprometidos e que apenas uma sala de exibição está funcionando – “com programação reduzida”.

Citando “transformações político-administrativas pelas quais vem passando nos últimos meses”, a diretoria interina da entidade, localizada em São Paulo, afirma que a Cinemateca está impossibilitada em manter serviços e atendimento, “em razão da redução significativa de seu corpo funcional”.

A crise começou no início do ano, quando o MinC exonerou o diretor da Cinemateca, Carlos Magalhães, e suspendeu os repasses de verba à SAC (Sociedade Amigos da Cinemateca). Desde então, segundo a entidade, 60 profissionais foram dispensados. O início do impasse teria começado quando uma auditoria do CGU (Controladoria Geral da União) apontou deficiência no repasse ao SAC.

Além de uma sala ter sido fechada, a biblioteca da Cinemateca não abrirá mais aos sábados e novas atividades estão suspensas por “tempo indeterminado”.

Pedidos de empréstimos de imagens e serviços técnicos serão analisados caso a caso.

Acesso o comunicado para saber quais são os serviços prejudicados.