Topo

Filho caçula de Leonardo estreia no cinema e sonha com carreira em Hollywood

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

04/05/2013 07h00

Longe de querer ser cantor como o irmão Pedro Leonardo ou o primo Thiago, João Guilherme Ávila, 11, filho caçula do sertanejo Leonardo e sobrinho do músico Pe Lu da banda Restart, sonha em fazer carreira em Hollywood, nos EUA. “Primeiro quero fazer filmes no Brasil e quem sabe ir para Hollywood. Já fiz inglês e falo bem”, afirma o ator em entrevista ao UOL.

O ator mirim é protagonista do filme “Meu Pé de Laranja Lima”, do diretor Marcos Bernstein, e estrela ao lado de José de Abreu. O longa é a versão para cinema do livro infantil homônimo de José Mauro de Vasconcelos e mostra a história do menino Zezé, que cria um mundo imaginário para se refugiar do cotidiano. A obra foi lançado há 45 anos e já foi traduzido para 12 idiomas .

“Fiquei muito feliz em trabalhar com o Zé de Abreu. Ele é muito bom. Gostei até quando ele puxou minha orelha”, elogia o garoto, referindo-se a uma das cenas do longa.

Para gravar as cenas mais densas do filme, em que precisou chorar, João pensou em seu cão que foi para adoção. “Pensava na minha cachorra que tive que dá porque era muito bagunceira. Em outras horas pensava que minha casa estava desabando”, conta.

  • Arquivo Pessoal

    "O mais legal foi descobrir como é atrás das câmeras", diz João Guilherme

Depois de estrear o curta-metragem “O Vento”, de Márcio Salem, o jovem pegou gosto pela atuação e é fã dos atores Johnny Depp, Leandro Hassum e Will Smith. “Tenho vontade fazer tudo, desde que atue. Decidi que vou ser ator. Adoro ver filmes, adorei me ver no telão. Gosto do trabalho em equipe”, diz o jovem.

Sobre as dificuldades e vantagens em filmar um longa, João disse que sofria para acordar às 6h – “não estava no meu melhor humor”, mas que adorou o clima de set. “O mais legal foi descobrir como é atrás das câmeras. Foram três meses de gravação em Minas Gerais”.

Pai de seis filhos, o sertanejo Leonardo ficou feliz quando o viu o caçula nas telinhas. “Meu pai disse que estava muito orgulhoso e que gostou da ideia de eu ser ator”. O pré-adolescente é fruto do relacionamento do músico com a dançarina e jornalista Naira Ávilla.

Com o cachê que recebeu, João pretende ir para Disney, nos EUA. Além de ter guardado uma parte em sua poupança e ter dado a outra para sua mãe.

Trailer do filme brasileiro "Meu Pé de Laranja-Lima"