Topo

Bernardo Bertolucci, diretor de "O Último Tango em Paris", presidirá júri do Festival de Veneza 2013

O diretor Bernardo Bertolucci - AFP Photo/Valery Hache
O diretor Bernardo Bertolucci Imagem: AFP Photo/Valery Hache

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 08h41

O diretor Bernardo Bertolucci, de "O Último Tango em Paris" (1972) e "O Último Imperador" (1987), irá presidir o júri internacional do Festival de Cinema de Veneza deste ano, informou o site The Hollywood Reporter.

Bertolucci, que nunca teve um filme competindo no festival, foi homenageado com um Leão de Ouro em 2007 pelo conjunto de sua obra. Em 2011, ele voltou à premiação para homenagear o ator e diretor Marco Bellocchio.

Esta é a segunda vez que Bertolucci preside o júri do festival. A primeira vez foi em 1983, ano em que o Leão de Ouro foi dado a Jean-Luc Godard por "Carmen de Godard".

Bertoluci disse que aceitou o convite com alegria porque foi dada a ele a oportunidade de conhecer o que de mais interessante está sendo feito no cinema ao redor do mundo.

O diretor artístico do festival, Alberto Barbera, que nomeou Bertolucci para a função, disse que o diretor de 73 anos usa seu trabalho para "explorar com curiosidade insaciável o mundo que nos rodeia e a linguagem em constante evolução no cinema, descobrindo e trazendo à nossa atenção para o que é mais importante e bonito".

O Festival chegará à 70ª edição com três novos prêmios, incluindo o Grande Prêmio do Júri, que será o terceiro mais cobiçado no festival, depois dos Leões de Ouro e de Prata. A mostra competitiva será limitada a 20 filmes, todos inéditos mundialmente. Em 2013, o número de jurados para eleger o vencedor do Leão de Ouro passará de sete a nove pessoas.

No ano passado, o Festival de Veneza foi marcado por polêmica quando o júri liderado por Michael Mann elegeu o filme "O Mestre", de Paul Thomas Anderson, como o melhor da mostra competitiva, mas não pode dar o Leão de Ouro à produção. A principal honra da noite ficou com o longa "Pietá", de Kim Ki-dik, pois o vencedor do Leão de Ouro não pode vencer em outras categorias. No caso, o longa já havia faturado os prêmios de melhor diretor e de atuação por conta do trabalho dos atores Philip Seymour Hoffman e Joaquin Phoenix.

O Festival de Veneza em 2013 será realizado entre 26 de agosto a 7 de setembro na cidade italiana.