Topo

Spock é favorito entre fanáticos por "Star Trek" durante pré-estreia em SP

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

18/05/2013 04h03

O personagem Spock, um dos principais rostos entre os personagens da franquia de TV e cinema "Star Trek", foi o destaque entre fãs que compareceram à sessão de pré-estreia do filme "Além da Escuridão" em São Paulo nesta sexta-feira (17).

Desde quem se vestiu exatamente como o parceiro do Capitão Kirk até quem está começando no culto à serie, a maioria dos "trekkers" -- como são conhecidos os fanáticos de verdade pela série -- lembrou de alguma forma o integrante da nave estelar USS Enterprise, minutos antes da sessão marcada para as 21h30 em um shopping na zona Oeste da capital paulista.

A maior parte dos fantasiados no local absorveu na vida real parte da aura da série ao integrar a FFESP (Federação da Frota Estelar de São Paulo), fã-clube criado em abril de 1998 e atualmente com 1,7 mil membros. O fundador é Wilton Mendonça Ferreira Junior, trekker que recebeu a patente de "almirante" dentro do grupo, posto hierárquico supremo que compartilha com outros três colegas.

Um desses privilegiados lembra muito a feição de Spock quando interpretado pelo ator Leonard Nimoy, o famoso rosto do herói com orelhas pontiagudas na série clássica da TV. Formado em matemática e trabalhando como analista de sistemas, César Augusto Cezaroni citou a época do pouso da Apollo 11 na Lua, em 1969, como o momento em que se apaixonou pelo universo de "Star Trek", ainda durante a infância.


"Sempre gostei de ficção e ciência. Eu queria ser astronauta. Quando a série original foi lançada, eu simplesmente me identifiquei com rudo aquilo", explicou. Ansioso, Cezaroni foi até os Estados Unidos para matar a curiosidade sobre o novo filme da franquia, que traz os personagens Kirk e Spock no combate a um renegado da própria Frota Estelar, grupo do qual os membros da Enterprise fazem parte.

"Eu estava lá na pré-estreia da semana passada, ganhei uma promoção da American Airlines e me levaram pra lá", contou o fantasiado, que apostou em boa resposta do público à sequência do reboot lançado em 2009. Para ele, "Além da Escuridão" é melhor que o primeiro longa estrelado por Chris Pine e Zachary Quinto.

O "Spock" brasileiro estava tão empolgado que gostaria de comentar mais sobre o filme antes da sessão, mas foi rapidamente advertido em tom de gozação pelo criador do fã-clube. "Se ele contar algo, eu o rebaixo [de patente]", disse Wilton, sobre a possibilidade de Cezaroni revelar o que acontece no filme antes da hora. "Se ele comentar, apanha", reforçou Paulo Mazzarello, outro dos almirantes da FFESP.

Mazzarello foi à sessão acompanhado da pequena Rafaela, de apenas 9 anos, mas que pelo menos já tem as orelhas de outro planeta. "Meu personagem favorito é o Spock", diz a garota, que é incentivada pelo pai a citar também a personagem Jadzia Dax. A heroína dá nome até ao cachorro da família.

  • A pequena trekker Rafaela Mazzarello, de 9 anos, com as orelhas de Spock

"Humanização" de Abrams

Sobre o filme, os fãs falam sobre o caráter humanizado que J.J. Abrams conferiu à franquia, valorizando a personalidade dos personagens. As trekkers Nair Flores e Edna Santos explicaram como a mudança afetou o "favorito" Spock.

"Ele era muito lógico, metade humano e metade de Vulcano [planeta ficcional na série, cujos seres são identificados pelas orelhas pontudas], por isso tinha uma característica única de não se deixar levar tanto pela emoção", disse Edna. "Só que nos filmes do nosso querido J.J. Abrams isso está mudando. Está tirando um pouco a essência do Spock, mas colocando um pouco mais de emoção nele."

"O primeiro filme também trouxe muita ação, efeitos especiais, para puxar um público mais jovem. E Isso é o que a gente quer para o mundo do 'Star Trek'", afirma Edna. "Mas desde que não perca a essência", completa Nair, ainda ressabiada quanto às intenções de Abrams na condução da franquia.

CHRIS PINE E J.J. ABRAMS FALAM SOBRE O FILME

As trekkers ainda não sabem avaliar se a mudança na personalidade de Spock é benéfica ou não, mas reconhecem a coragem do cineasta. "No primeiro filme, foi um choque identificar isso. Vamos ver como ele se comporta no segundo", diz Nair, que tem como personagem favorita a heroína Kathryn Janeway, a primeira mulher a ser capitã na franquia.

A patente de capitão é muito estimada pelos fãs da série. Tão querida que há quem prefira continuar como subalterno dentro do fã-clube a ser elevado a almirante. É o caso do misterioso Sidney, trekker conhecido entre os fãs da série no Brasil por sua extensa coleção de itens sobre a franquia, que prefere não revelar o sobrenome.

Com 4 mil itens, desde pedaços de cenografia original a estátuas e bonecos ligados ao universo trekker, o brasileiro de 49 anos se orgulha de ainda ser mantido na FFESP como capitão e faz um pedido. "Sempre digo que jamais quero subir de cargo, almirante é chato de ser, ficar só lá atrás sentado. Legal mesmo é ser capitão e comandar a ação", diz.

Missão pré-estreia

Segundo a FFESP, foram reunidas quase 700 assinaturas para convencer a Paramount a exibir o filme para o Brasil na mesma data em que a estreia mundial, marcada para esta sexta-feira.

Ainda que o lançamento tenha ficado para somente 14 de junho em terras brasileiras, os fãs mais atentos puderam garantir uma vaga nas pré-estreias oferecidas pela distribuidora no país. A sessão que foi visitada pela equipe do UOL contava com 280 lugares, cujos ingressos foram esgotados em menos de três horas.