Topo

"Depois da Terra" é criticado por associação à Cientologia; veja outros filmes com referências à seita

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

08/06/2013 07h00

Desde antes da estreia de “Depois da Terra”, o filme estrelado por Will Smith e seu filho Jaden vem recebendo críticas de que incorpora à trama elementos da Cientologia –polêmica religião seguida por astros como Tom Cruise.

Cientologia é uma seita religiosa criada pelo escritor Ron Hubbard, que nos anos 1950 lançou o livro "Dianética - A Ciência Moderna da Saúde Mental", uma obra que mistura ficção científica e autoajuda e é considerada a "escritura sagrada" da seita.

  • Reprodução

    Capa do livro "Dianética - O Poder da Mente sobre o Corpo", de L. Ron Hubbard, fundador da Cientologia

O fundamento da cientologia é bastante controverso. Segundo a cosmologia divulgada por Hubbard, há 75 milhões de ano, um imperador galáctico chamado Xenu decidiu acabar com a superpopulação do Universo trazendo trilhões de prisioneiros até a Terra e acabando com eles com bombas atômicas dentro de vulcões. As almas desses seres, chamados "thetans", passaram por uma “lavagem cerebral” para apagar suas memórias e ficaram vagando até encarnar nos primeiros Homo sapiens. E esse é o motivo de todos os conflitos e angústias da humanidade.

A seita prega que a alma humana é uma entidade imortal e que para atingir a felicidade é preciso apagar todos os "engramas", memórias de experiências negativas acumuladas pelos "thetans" durante as encarnações, além de pregar que cada indivíduo pode se tornar seu próprio deus (não há uma divindade superior).

Will e Jaden Smith contam que "Depois da Terra" serviu para discutirem relação

Tom Cruise é o adepto mais famoso da Cientologia, mas a religião também conta com seguidores como John Travolta, Kirstie Alley, Juliette Lewis, Priscilla Presley e o cantor Beck.

Embora Will Smith nunca tenha assumido publicamente que é um adepto da Cientologia, o ator tem conexões bastante documentadas com a seita. Em 2007, ele doou 122,5 mil dólares para organizações de reabilitação ligadas à religião. Dois anos mais tarde, ele e sua mulher, Jada Pinkett Smith, fundaram na Califórnia a New Village Leadership Academy, uma escola particular que usa métodos desenvolvidos por Hubbard, o fundador da Cientologia. Os dois filhos do casal, Jaden e Willow, frequentam a instituição.

Com tantas ligações, não foi difícil que os críticos da religião encontrassem argumentos ligando "Depois da Terra", cuja história foi criada pelo próprio Will, à Cientologia. Veja no álbum no topo da página estes argumentos e outros filmes que também foram "acusados" de estarem ligados à seita.