Topo

"Colegas" vence festival de filmes brasileiros em Nova York

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 14h57

O filme "Colegas", de Marcelo Galvão, foi escolhido pelo público como melhor filme do 11º Festival de filmes brasileiros de Nova York. O melhor curta-metragem foi para "Nem Que Tudo Termine Como Antes", de Mariana Martinez.O evento foi realizado entre os dias 12 e 16 de junho.

Também estavam entre os filmes selecionados "De Pernas Pro Ar 2", "Somos Tão Jovens", "Hoje", "Margaret Mee e a Flor da Lua", "Rânia", "Dossiê Jango", "Elena" e "Faroeste Caboclo". Esses três últimos, no entanto, são hors concours. 
 
"Colegas" já havia sido premiado no 27º Festival del Cinema Latino Americano di Trieste, na Itália, no Festival Breaking Down, em Moscou. Também venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado 2012.
 
Protagonizado por atores com síndrome de Down, o filme retrata a aventura de Stalone, Aninha e Márcio que fogem do instituto onde vivem para realizar seus sonhos: ver o mar, casar e voar, respectivamente. Também responsável pelo roteiro, Galvão criou a história em homenagem ao seu tio, Márcio, que também tem síndrome de Down. "Eu passei a infância com meu tio e a lembrança que tenho é de estar com uma pessoa feliz, para cima. Quis passar essa sensação e acho que consegui", disse Galvão.