Topo

Drama "O Lugar Onde Tudo Termina" traz 3 vidas marcadas por decisões

Mário Barra

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 06h12

As decisões de uma vida, sejam elas fruto do destino ou despertadas por atos humanos conscientes, marcam o drama "O Lugar Onde Tudo Termina", que estreia nesta sexta-feira (21) no Brasil. Com Bradley Cooper, Ryan Gosling e o novato Dane DeHaan como protagonistas de três trechos diferentes do filme, uma história de sofrimento de duas famílias é narrada com maestria pelo diretor Derek Cianfrance, cineasta com uma carreira voltada a curtas e documentários.

Novamente imerso em um papel de bad boy com cara de mocinho, seja carismático como em "Drive" ou assustador como o judeu-nazi Danny Balint de "Tolerância Zero", Ryan Gosling encarna o motoqueiro de circo Luke. O personagem é um roqueiro em duas rodas que revisita o ideal de rebelde sem causa cinematográfico, tão bem expresso por James Dean no passado, mas que no longa ganha uma roupagem mais suja e metaleira.

Indo de cidade em cidade com a trupe do circo, Luke tem sua vida de apresentações no globo da morte e tatuagens de prisioneiro interrompida pela notícia da existência de um filho. A mãe é Romina, interpretada por Eva Mendes, uma das únicas vozes femininas no filme. Dividida entre o amor pelo bad boy e a fidelidade a um marido bom moço, a personagem trabalha como garçonete e precisa cuidar do filho recém-nascido.

TRAILER LEGENDADO DE "O LUGAR ONDE TUDO TERMINA"

Ao saber que a jovem criança é seu filho, Luke tenta mudar de vida e se tornar responsável. Essa será a primeira de uma série de decisões no filme, que irão marcar profundamente os habitantes de uma cidade pequena nas imediações de Nova York. Mas o que Luke entende por responsabilidade é simplesmente garantir dinheiro para a criança, nobre intenção que o personagem irá almejar por meios não tão ortodoxos.

É nesse momento que entra em cena Avery, um policial honesto vivido por Bradley Cooper que se depara com o motoqueiro rebelde. O encontro altera o foco da narrativa para o bom moço, um homem que só quer servir a lei e retornar o mais rápido possível para as ruas depois de sofrer um ferimento em combate. Tudo acontece muito rápido na vida do jovem cumpridor da lei, que entra no longa já tomando uma das decisões marcantes para a trajetória dos protagonistas -- ainda que no susto.

Atordoado por ser visto como um herói após a missão em que se feriu, Avery precisa lidar também com o assédio do personagem Deluca, interpretado pelo experiente Ray Liotta. O astro faz uma breve aparição na pele de um policial inescrupuloso, papel que parece cair como uma luva para um homem que já encarnou diversos personagens com sérios desvios de conduta, sendo o mais famoso deles o mafioso irlandês Henry Hill no clássico "Os Bons Companheiros", de Martin Scorsese. A atitude hostil de Deluca desperta mais uma decisão por parte de Avery, que também terá consequências no futuro.

  • Divulgação / Paris Filmes

    Bradley Cooper em cena do filme "O Lugar Onde Tudo Termina", de Derek Cianfrance

Terceiro protagonista

A tortura dos personagens, que precisam conviver com a consequência de atitudes tomadas repentinamente ou mesmo aquelas deliberadas por meses a fio, é um dos pontos fortes do longa de Cianfrance. O cineasta também assina o roteiro e faz Gosling aparecer mais uma vez nas telas como um homem sujo, com calças brancas sempre manchadas e uma dificuldade de se comprometer e deixar a vida rebelde. A primeira vez que essa imagem foi formada foi no drama "Namorados Para Sempre", no qual Cianfrance dirige o talentoso ator ao lado de Michelle Williams.

O filme também tem méritos por retratar dois lados do heroísmo policial -- a fama e o fardo decorrente -- e também duas facetas da vida bandida, marcada ora por trunfos, ora por tragédias. A atuação convincente de Cooper, que retorna a papéis dramáticos depois do sucesso na frente de comédias distintas como "Se Beber, Não Case! - Parte 3" e "O Lado Bom da Vida", é acompanhada pelo desempenho ainda mais brilhante do jovem Dane DeHaan. É dos dois um dos momentos-chave do longa, quando uma decisão do presente parece imperar mais do que as passadas e influencia para sempre a vida de ambos.

DeHaan vive um garoto que chega amargurado aos 15 anos de idade e entra em conflito com o filho do personagem de Bradley Cooper, um adolescente encrenqueiro e aspirante à mafioso interpretado por Emory Cohen. Ao surgir na história, o foco da narrativa irá acompanhá-lo e as partes da história que não ficam tão claras a princípio começam a ser esclarecidas.

A mistura de atores experientes com novatos talentosos e o bom roteiro fazem de "O Lugar Onde Tudo Termina" um filme que surpreende o espectador durante toda a exibição e convida à reflexão sobre o que é destino e o que está no controle humano quando as pessoas se deparam com situações limítrofes. A parte musical também é digna de destaque por trazer músicas de Mike Patton, o atarefado vocalista de Faith No More, Tomahawk, Mondo Cane e Fantômas -- para não citar a extinta banda Mr. Bungle.

  • Divulgação / Paris Filmes

    Dane DeHaan em cena do filme "O Lugar Onde Tudo Termina", de Derek Cianfrance