Topo

Astro do filme, Jim Carrey condena violência em "Kick-Ass 2"; criador da HQ reage

Do UOL, em São Paulo

24/06/2013 10h47

O astro Jim Carrey chocou os produtores de "Kick-Ass 2", filme no qual ele interpreta o Coronel Estrelas, ao condenar o nível de violência do longa que deve chegar aos cinemas brasileiros em setembro deste ano.

Carrey, que tem sido um defensor ferrenho do aumento do controle de armas nos Estados Unidos, usou seu Twitter neste domingo para dizer que mudou de opinião em relação à produção depois do tiroteio na escola primária Sandy Hook, em Connecticut, nos Estados Unidos, em dezembro de 2012.

"Eu fiz Kick Ass um mês antes de Sandy Hook e pensando melhor não posso apoiar esse nível de violência. Peço desculpas a todos os envolvidos com o filme. Eu não me envergonho disso, mas eventos recentes provocaram essa mudança no meu coração", escreveu ele.

O criador da HQ que originou o filme, Mark Millar, reagiu à declaração de Carrey em seu blog oficial dizendo que o ator sabia o que estava fazendo desde o princípio. "Estou perplexo com este anúncio repentino e tudo que pode ser visto no filme estava no roteiro há 18 meses", disse Millar.

"Sim, a contagem de corpos é bem alta, mas um filme chamado 'Kick-Ass' realmente tem que fazer o que diz na lata. Uma sequência que nos trouxe a Hit Girl sempre vai ter sangue no chão, mas isso não pode surpreender um cara que gostou tanto do primeiro filme", disse Millar.

O criador da HQ ainda disse que o filme é ficção e que ninguém se machucou de verdade. "Assim como Jim, estou horrorizado com a violência da vida real, mas Kick-Ass não é um documentário. Nenhum ator se machucou na produção do filme. Isso é ficção e assim como Tarantino, Peckinpah, Scorsese e Eastwood, John Boorman, Oliver Stone e Park Chan-wook, Kick-Ass evita a tradicional contagem de corpos sem sangue para se concentrar nas consequências da violência...nosso trabalho como contadores de histórias é entreter e nossa caixa de ferramentas não pode ser sabotada por cerceamento do uso de armas de fogo nos filmes de ação".

A declaração de Jim Carrey foi feita dias depois da divulgação no novo trailer do filme, em que Carrey rouba a cena ao aparecer com o rosto parcialmente coberto e dentes metalizados. De acordo com a sinopse, o Coronel reunirá seus heróis, entre eles Kick-Ass (Aaron Taylor-Johnson) e a Hit Girl Mindy Macready (Chloë Moretz), para vencer o inimigo Red Mist. O personagem de Jim Carrey ainda dá um conselho aos seus heróis. "Tentem se divertir. Caso contrário, pra que tudo isso?", diz ele.

Jeff Wadlow (de "Quebrando Regras") escreveu o roteiro e dirige a continuação, que mistura os quadrinhos "Kick-Ass 2" e "Hit-Girl", ao mostrar como os personagens reagem quando suas identidades secretas são reveladas.