Topo

Academia do Oscar convida José Padilha e Eduardo Coutinho para integrar instituição

Os cineastas brasileiros José Padilha e Eduardo Coutinho - AFP-Paula Giolito/Folhapress
Os cineastas brasileiros José Padilha e Eduardo Coutinho Imagem: AFP-Paula Giolito/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

29/06/2013 09h21

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, convidou os cineastas brasileiros José Padilha e Eduardo Coutinho para fazer parte da instituição. Os nomes dos dois estão entre outras 276 pessoas que o órgão fez o convite para a integração de novos membros, mas nenhum deles confirmou ainda se aceitará.

"Essas pessoas estão entre os melhores cineastas trabalhando na indústria atualmente", disse, em comunicado, o presidente da Academia, Hawk Koch. "O talento e a criatividade deles capturaram a imaginação do público ao redor do mundo, e estou orgulhoso de receber cada um à Academia".

Padilha, que atualmente trabalha no remake de "RoboCop" (2014) nos Estados Unidos, foi indicado na lista por seu trabalho como documentarista em "Segredos da Tribo" (2010) e "Ônibus 174" (2002), mas o diretor também é responsável pelos dois volumes do longa "Tropa de Elite" (2007 e 2010). Já Coutinho aparece como documentarista de "As Canções" (2011) e "Cabra Marcado Para Morrer" (1984), mas são dele também "Edifício Master" (2002) e "Peões" (2004).

A lista de convidados traz ainda atores (como Jennifer Lopez, Joseph Gordon-Levitt, Milla Jovovich), diretores (Steve McQueen, Pablo Larraín, Catherine Hardwicke), animadores (Matt Groening, Eric Darnell) e roteiristas (Julie Delpy, Lena Dunham), entre outras diversas categorias. Os novos integrantes serão recebidos com uma festa que a Academia vai promover no mês de setembro.

Para se tornar um associado é preciso atuar em alguma área do cinema e ser reconhecido pela alta qualidade do trabalho. Além disso, o convite é considerado aceito quando a taxa anual de US$ 250 (cerca de R$ 500) é paga pelo convidado. Cerca de 6.000 participam da Academia, e entre eles há outros brasileiros como Walter Salles, Bruno Barreto e Sonia Braga. 

Trailer do documentário "Segredos da Tribo", de José Padilha