Topo

James Cameron diz que estúdios usam 3D só para ganhar dinheiro

O diretor James Cameron durante o lançamento da versão 3D de "Titanic" em Tóquio, em março de 2012 - Shizuo Kambayashi/AP
O diretor James Cameron durante o lançamento da versão 3D de "Titanic" em Tóquio, em março de 2012 Imagem: Shizuo Kambayashi/AP

Do UOL, em São Paulo

08/07/2013 09h03

Conhecido por usar o amplamente a tecnologia 3D em "Avatar", o diretor James Cameron parece não estar contente com a maneira em que o recurso vem sendo usado.

"Eu não acho que Hollywood está usando o 3D corretamente", afirmou Cameron no fórum de tecnologia TagDF. "A razão pela qual eu digo que Hollywood não está fazendo direito é porque é automático", completou.

"O problema que eu vejo agora é que em vez de ser uma questão do cineasta, os estúdios querem ganhar dinheiro e estão empurrando o 3D para diretores que não ficam confortáveis ou não gostam do 3D", afirmou Cameron.

Para o cineasta, superproduções como "O Homem de Aço" e "Homem de ferro 3" não deveriam ter sido lançadas em 3D. "Por exemplo, 'Homem de Aço' e 'Homem de Ferro 3' e todos esses filmes não deveriam necessariamente ser em 3D. Se você gastou US$ 150 milhões em efeitos especiais, o filme já vai ser espetacular, perfeito".

Para o diretor, o que diferencia um filme como "Avatar" de outras produções é o fato de que foi filmado em 3D. "Uma coisa é filmar em 3D, outra é converter para 3D. Depois que 'Avatar' mudou tudo, bons e maus filmes, tudo tem que ser em 3D desde 'Avatar'".