Topo

Vilão de "Star Trek" é Julian Assange em filme polêmico sobre WikiLeaks; veja o 1° trailer

Benedict Cumberbatch como Julian Assange (esquerda) com Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg são vistos durante as filmagens do drama WikiLeaks, "The Fifth Estate", pela empresa de cinema, em Reykjavik, Islândia - AP / Frank Connor / DreamWorks
Benedict Cumberbatch como Julian Assange (esquerda) com Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg são vistos durante as filmagens do drama WikiLeaks, "The Fifth Estate", pela empresa de cinema, em Reykjavik, Islândia Imagem: AP / Frank Connor / DreamWorks

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 09h32

"The Fifth Estate", filme que mostra a saga de Julian Assange e do site WikiLeakes ganhou seu primeiro trailer completo. O vídeo mostra Benedict Cumberbatch, o John Harrison de “Star Trek: Além da Escuridão”, no papel do ciberativista durante o vazamento de uma vasta massa de documentos ultraconfidenciais.

Pelo trailer, que peca no tom musical grandioso e melodramático, o filme promete abordar os primeiros dias do WikiLeaks até a represália que Assange recebeu dos governos e as acusações de estupro e abuso sexual na Suécia. No vídeo, há cenas de bastidores da política, mas também de um rápido momento íntimo entre o ciberativista e uma mulher.

O filme é baseado no livro “Os Bastidores do WikiLeaks”, escrito pelo ex-porta-voz do site, Daniel Domscheit-Berg, interpretado por Daniel Brühl (“Edukators”), e parece que vai equilibrar elogios e acusações ao personagem principal.

No trailer, Daniel fala para Assange sobre as “mentiras que você conta para conseguir o que quer”. Em outro momento, o personagem principal é colocado como um herói. “Se tivéssemos alguém como você, o Muro de Berlim teria caído anos antes", confidencia um personagem a Assange. 

Até janeiro, pelo menos, Julian Assange era contrário ao filme. Durante videoconferência realizada em janeiro de 2013, o jornalista acusou o longa de "jogar lenha na fogueira" no conflito com o Irã, ao dar a entender que a República Islâmica fabrica uma bomba nuclear.

"O que isso tem a ver conosco?", perguntou Assange, que vive refugiado desde junho passado na Embaixada equatoriana.

O diretor de "The Fifth Estate" é Bill Condon, que realizou os dois últimos filmes da saga de vampiros "Crepúsculo" e, anos antes, "Deuses e Monstros" (1998). A previsão de estreia nos Estados Unidos é em outubro deste ano.